Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Itaipu avalia apoio ao estudo de viabilidade de nova ponte sobre o Rio Paraná

O pedido foi apresentado por dirigentes da Socipar à diretoria da margem brasileira da empresa, na tarde desta segunda-feira (21), em Foz do Iguaçu.

  • 22/06/2021
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional
Itaipu avalia apoio ao estudo de viabilidade de nova ponte sobre o Rio Paraná

A Itaipu Binacional recebeu nesta segunda-feira (21), no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu, o pedido de apoio ao projeto de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A proposta foi apresentada por dirigentes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) à diretoria da margem brasileira da empresa. A conselheira Cida Borghetti também participou do encontro.

O projeto da Socipar consiste na construção de uma nova ligação rodoviária entre os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Porto São João (MS), encurtando em aproximadamente 130 km o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso ao Porto de Paranaguá. Além disso, a obra também beneficiaria o desenvolvimento turístico da região, haja vista a atração de projetos desse setor para a localidade de Porto Rico (adjacente a São Pedro do Paraná).

O primeiro passo para viabilizar o projeto seria o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). De acordo com o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, a nova ponte faz parte de um projeto ainda mais amplo que inclui também a duplicação da BR-376 e que, por sua relevância para o setor agropecuário, está sendo chamada de Rodovia do Agronegócio Brasileiro. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, disse que vai submeter o pedido a estudos. “A Itaipu é uma empresa comprometida com o desenvolvimento do Estado do Paraná. Hoje temos vários projetos de infraestrutura e logística em desenvolvimento e a conclusão dessas iniciativas têm prioridade. Por isso, vamos avaliar a melhor forma de contribuir, já que esse pedido também precisa integrar o governo federal e outros parceiros”, afirmou.

Além das autoridades já citadas, também participaram da reunião o presidente da Faep, Ivo Pierin; o presidente da Comafen, prefeito Fran Boni; o presidente da Amunpar, Júlio Cesar Leite; o vice-presidente da Fetranspar, Afonso A. Shiozaki; e o diretor da Setcamar, Zanoni Luiz Favero. Da parte da Itaipu, estiveram presentes os diretores de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e Financeiro Executivo, almirante Anatalicio Risden, além de assessores e gestores da empresa.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557