Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ecocataratas e Parque Nacional do Iguaçu levam educação ambiental a 22 mil pessoas

Nos últimos 11 anos, as atividades de estímulo e incentivo à educação ambiental envolveram ao menos 22 mil pessoas, número equivalente ao dobro da população de Céu Azul

  • 02/06/2021
  • Foto(s): Assessoria Ecocataratas
  • Região
Ecocataratas e Parque Nacional do Iguaçu levam educação ambiental a 22 mil pessoas

A Ecocataratas tem feito o dever de casa quando o assunto é sustentabilidade e preservação do meio ambiente. As ações estratégicas vêm ao encontro dos ODS´s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ligados à ONU (Organização das Nações Unidas). Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a concessionária evidencia a parceria de mais de uma década estabelecida com a Unidade Avançada do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul e a ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Nos últimos 11 anos, as atividades de estímulo e incentivo à educação ambiental envolveram ao menos 22 mil pessoas, número equivalente ao dobro da população de Céu Azul, cidade- sede da unidade avançada do PNI.

Crianças, jovens, adultos e idosos, além de professores, procedentes de municípios da região, do Paraná, do Brasil e inclusive de outros países, foram envolvidos intensamente nas atividades de educação ambiental e gincanas de conhecimento.

O analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, Marcelo Rançan, volta ao tempo e recorda os principais pontos da parceria. “Antes da pandemia, a Ecocataratas e o PNI/ICMBio promoveram várias ações de conscientização e sensibilização presenciais e ainda publica densos conteúdos nas mídias sociais sobre a importância de preservar a natureza”.

Além disso, para combater os possíveis focos de incêndio, um caminhão pipa da concessionária fica à disposição do parque 24h, na praça de pedágio de Céu Azul. “Todas essas atividades contemplam principalmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15, envolvendo a Vida sobre a Terra”.

Nos 32 quilômetros de BR-277 margeados pelo Parque Nacional do Iguaçu em Céu Azul, o respeito ao meio ambiente já pode ser observado a poucos metros do início da área de preservação, pela presença dos pórticos informativos e da sinalização, despertando a atenção para a densa flora e animais silvestres, pedindo atenção redobrada dos motoristas e redução de velocidade ao longo do percurso. Há placas para conscientizar os usuários a não jogar lixo e muito menos alimentos na pista, sob risco de colocar em risco a vida da fauna que habita o parque.

Mensalmente é realizada a roçada mecânica, conservação dos aceiros e a limpeza de toda a extensão da faixa de domínio, área de aprox. 30 metros de largura compreendida entre o parque e a rodovia, que a concessionária mantém limpa e como forma de minimizar o impacto ambiental na unidade de conservação, existem nove dispositivos de contenção para evitar o avanço do lixo e outros resíduos até o parque e para impedir o assoreamento ou erosão.

185 mil hectares de fauna e flora

O Parque Nacional do Iguaçu conta com 185 mil hectares ligando o Brasil e a Argentina. Corresponde a 73,33% do território de Céu Azul. Dilce Ferrari Pompeu Silva responsável pela estrutura em Céu Azul, conhece bem a realidade da unidade avançada do PNI e os resultados alcançados por intermédio da parceria com a Ecocataratas. O projeto nasceu em 2010, abrangendo não somente a unidade em Céu Azul, mas também Foz do Iguaçu, com diversas ações de educação ambiental. “A concessionária destinou recursos para melhorias da trilha de caminhada, com a utilização de material fresado na pista, garantindo mais aderência e segurança aos usuários durante a prática de exercícios físicos”. Na Eco Trilha, que totaliza mil metros e avança mata adentro, investiu recursos para aquisição de placas de identificação das espécies da flora nativa. A unidade avançada conta com sala administrativa, mini museu, biblioteca e espaço para aulas de educação ambiental.


Fonte: Assessoria Ecocataratas