Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitos da região discutem medidas para combater o avanço da pandemia

Durante o encontro, ressaltou-se o aumento do número de casos nos municípios que fazem parte da 9ª Regional de Saúde.

  • 11/05/2021
  • Foto(s): Angélica Caldereiro/ Costa Oeste News
  • Região
  • Covid-19
Prefeitos da região discutem medidas para combater o avanço da pandemia

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito de Medianeira esteve reunido com prefeito da região, cujo objetivo foi discutir ações de prevenção e combate ao coronavirus e também anunciar de forma conjunta novas medidas restritivas para diminuir o número de registros diários de casos, uma vez que o sistema de saúde está em colapso. A reunião foi realizada no auditório da prefeitura de Medianeira.

A chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos da Silva, participou da reunião, além dos prefeitos de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; de Missal, Adilto Ferrari; de Matelândia, Msssimino Pietrobon; de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti; de Ramilândia, Edson dos Santos; de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galindo e de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Motta.

Durante o encontro, ressaltou-se o aumento do número de casos nos municípios que fazem parte da 9ª Regional de Saúde, bem como a falta de leitos de UTI.

No encontro foram repassadas informações sobre a situação do Hospital Municipal de Foz de Iguaçu que está em 100% da sua ocupação, tendo 70 leitos ocupados. A situação em Medianeira também é crítica e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz está em sua capacidade máxima.

Algumas medidas ainda serão anunciadas nessa semana, dentre as quais, o “toque de recolher” a partir das 22h00 até as 5h00 do dia seguinte, além de lockdown total nos finais de semana, com funcionamento apenas de farmácias e postos de combustíveis. Amanhã, um grupo liderado pela Chefe da Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Iélita Santos da Silva, estará em Curitiba para encontro com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Iélita falou sobre a situação na região e o que levará ao Secretário Beto Preto:

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, citou boas ações que o município tomou, mesmo contrariando muitos setores, e que o lockdown total em finais de semana deu resultado. 

O prefeito de Medianeira, Antônio França, que convocou a reunião para avaliar a questão de modo regional, e não isoladamente, preocupado com a situação atual, entende que a decisão deve ser tomada de forma conjunta para provocar a queda de infectados pela doença:

Para Edson dos Santos, prefeito de Ramilândia, município pequeno também sofre com as consequências provocadas pela pandemia e está de acordo com a necessidade de se tomar medidas mais restritivas:

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post