Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Educação de Itaipulândia realiza treinamento com SAMU para melhorar o atendimento às pessoas surdas

Entre os assuntos, Rosane falou sobre quem é a pessoa surda e atendê-la de maneira menos exclusiva, caso a pessoa não conheça a Língua Brasileira de Sinais

  • 30/04/2021
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Secretaria de Educação de Itaipulândia realiza treinamento com SAMU para melhorar o atendimento às pessoas surdas

A Secretaria de Educação, através da professora Rosane Herther, responsável pala Assessoria Pedagógica na área de Educação Especial/Educação Inclusiva, realizou uma breve formação sobre “A Comunicação Com A Pessoa Surda”, com a equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“É um direito da pessoa surda ter acesso a um profissional que saiba se comunicar em Libras e, estamos extremamente felizes pela parceria com a Educação” – comenta Vanessa Betanin Pavinatto, Coordenadora do SAMU.

Entre os assuntos, Rosane falou sobre quem é a pessoa surda e atendê-la de maneira menos exclusiva, caso a pessoa não conheça a Língua Brasileira de Sinais. Na sequência, para os profissionais do SAMU terem uma breve noção sobre o que é a Libras e seu sistema linguístico, foram realizadas algumas práticas.

Já no segundo momento, foi realizada a formação prática com sinais específicos na área da saúde e primeiros socorros, ministrada pela ex-aluna de Rosane, Miriam Royer, doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL).

“Fico feliz e grata por estar aqui novamente, socializando com a equipe do SAMU esse conhecimento que adquiri ao longo da minha vida” – comenta Miriam “Numa consulta, por exemplo, a pessoa surda precisa ter a privacidade com o médico garantida, não apenas com a presença de um intérprete” – explica.

Fonte: Assessoria Itaipulândia