Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comunidade escolar lança abaixo-assinado contra fechamento de três unidades de CEEBJA

O abaixo-assinado conjunto é contra o fechamento e por ampliação do atendimento nas unidades de CEEBJA em Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A petição on-line é aberta para a população.

  • 13/04/2021
  • Foto(s): Cecília Bastos/USP Imagens
  • Região
Comunidade escolar lança abaixo-assinado contra fechamento de três unidades de CEEBJA

Conselhos escolares promovem abaixo-assinado conjunto contra o fechamento e por ampliação do atendimento nas unidades de CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) em Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A petição on-line é aberta para a população.

Os estabelecimentos, que reúnem 884 alunos no período noturno, majoritariamente trabalhadores, estão sob risco de serem extintos pelo Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE). Segundo o órgão, seriam abertas algumas turmas em colégios que hoje oferecem ensino regular.

A campanha defende a importância do CEEBJA como único equipamento especializado para garantir a educação de jovens e adultos que não frequentaram ou não terminaram os estudos na idade adequada. Aponta, ainda, a crescente procura por vagas nesses centros públicos e gratuitos.

No texto do abaixo-assinado, os três conselhos escolares denunciam que a chefia do NRE não estabeleceu qualquer diálogo com educadores, estudantes e suas famílias sobre o encerramento dos CEEBJAs. O documento convida a comunidade da região a defender as instituições abertas.

Nas cidades de Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, o CEEBJA é a “única instituição de ensino que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, frisa o documento. “Além de atender a educandos de municípios vizinhos” que não dispõem dessa modalidade específica de ensino, prossegue.

Clique para assinar e apoiar.

Apelo

Em vídeo agregado à petição on-line, a professora Maria Fátima Nicodem faz um apelo pela manutenção dos CEEBJAs em Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A educadora expõe que fechar as instituições, além de cercear o direito de estudantes, enfraquece a estratégia da EJA para a inclusão.

“Não podemos oferecer algumas turmas para fingir que estamos oferecendo educação para jovens e adultos”, enfatiza. “Ao fechar um CEEBJA, se está extinguindo todo um rol de metodologias, o devido acompanhamento pedagógico e estratégias próprias de trabalho com jovens e adultos”, assevera.

“Que desenvolvimento social e econômico desejamos na região se fechamos as portas para quem faz a opção de retornar aos bancos escolares no tempo que lhe é favorável?”, indaga a professora Maria de Fátima. “Educação pública e gratuita é direito constitucional”, lembra.

Fonte: Assessoria APP/Foz