Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quais os tipos de temperos que não podem faltar na cozinha

Temperos dão um toque especial à comida e são benéficos para a saúde.

Quais os tipos de temperos que não podem faltar na cozinha

Os temperos são essenciais em toda refeição e, além de deixarem os pratos saborosos, também colaboram com a saúde. Muitas especiarias atuam no combate às gases e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por exemplo.

As variedades de temperos que estão presentes no Brasil contribuem para tornar a nossa culinária ainda mais rica e saborosa – e tem condimentos que não podem faltar nas cozinhas pelo país afora. 


1. Cúrcuma

A cúrcuma – ou açafrão da terra – é vendida em pó e usada para colorir alimentos. A planta é da mesma família que o gengibre e, de acordo com Bianca, pode incrementar alimentos como o arroz.


2. Alecrim

A erva é uma das ervas mais aromáticas que existe. Seu uso é comum na culinária mediterrânea, no tempero de pães, legumes, carne suína e aves. Além de dar um sabor especial na comida, o alecrim ajuda a diminuir a pressão arterial e o estresse e também atua como diurético, sendo ótimo para o sistema digestivo,


3. Canela

Canela se destaca pelo aroma forte e pode ser usada em pau ou em pó. A especiaria é bastante utilizada nos doces, mas também pode integrar o mingau e outros alimentos à base de leite. Como benefício, a canela proporciona sensação de saciedade, combate problemas respiratórios e tem ação anti-gases.


4. Cardamomo

Esse tempero é característico da culinária indiana. As sementes do cardamomo podem ser usadas para preparar doces e pães, além de serem úteis ainda para marinar carnes e dar mais perfume ao café.


5. Colorau

Colorau é obtido por meio das sementes de urucum – por isso também pode ser conhecido por esse nome. A especiaria é suave e levemente adocicada e, devido a cor bem avermelhada, é bastante consumida em carnes e molhos. Sua ação anti-inflamatória e antioxidante, além da ajuda na digestão, faz o colorau integrar a lista de temperos indispensáveis.


6. Cominho

O cominho tem variedades no modo como pode ser encontrado. tem em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. Ele é frequentemente utilizado para proporcionar mais sabor e aroma às receitas de ensopados e pratos como barbecue, curry indiano e chilli, e pode compor até o chá. Bom para o sistema imunológico, o cominho atua no combate à pressão alta.


7. Curry

Já o curry é, de acordo com Bianca, perfeito para dar um sabor especial aos ensopados, aves e até molho de tomate. Isso porque ele contém muito aroma, mas não é picante. Sua composição é uma mistura de temperos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.


8. Lemon pepper

O lemon pepper é a especiaria da moda. Recomendado para temperar aves, peixes e saladas, ele é resultado de uma mistura de pimenta do reino e raspinhas de limão siciliano.


9. Louro

As folhas de louro são tradicionais nas cozinhas brasileiras e seu consumo é mais frequente em feijões e feijoadas

 o louro é indispensável na hora de preparar o tradicional feijão das refeições. A erva tem um aroma forte e também pode ser implementada na marinada de carnes vermelhas e suínas.


10. Noz-moscada

Assim como o cardamomo, a noz-moscada é bem frequente na culinária indiana. O sabor adocicado unido ao perfume forte destaca o gosto de carnes como as aves. Ela combina também com purês de legumes e receitas com queijos e leite, além de doces compotas de frutas. Funciona como bom digestivo, diurético e ótimo anti-inflamatório gastrointestinal.


11. Páprica

A páprica é composta por meio do pimentão seco e moído e muito usada para dar cor à carnes e sopas. Ela pode ser encontrada em versão doce, picante ou defumada e colabora com a prevenção de alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças autoimunes. Além disso, tem função estimulante, antisséptica e anti-gases.


12. Pimenta-do-reino

O sabor picante da pimenta-do-reino dá um toque especial. Ela tem várias cores, que mudam de acordo com a época do ano

Ela é uma das mais antigas e conhecidas especiarias do mundo e dá um sabor picante e especial aos pratos. Pode ser encontrada em diversas cores: verde, vermelha, branca e preta. A cor varia de acordo com a época em que ela é colhida. Ao contrário do que muitos pensam, a pimenta-do-reino também proporciona benefícios para a saúde, como ajudar o organismo a absorver os nutrientes e facilitar a digestão.


13. Tomilho

As folhas frescas ou secas do tomilho compõem o tempero de molhos e dão um toque especial aos assados, principalmente de aves. O tomilho é da mesma família do hortelã.


14. Zimbro

Ainda pouco conhecido nas cozinhas brasileiras, o zimbro ajuda a digerir melhor as gorduras e melhora a respiração

zimbro ainda é pouco conhecido, mas fica muito bom se utilizado no preparo de carnes e feijões. O grão colabora com a digestão de gorduras e melhora o sistema respiratório.


Além desses temperos , existem muitos outros disponíveis na culinária brasileira. 



Fonte: receitas.ig