Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Unespar aplica testes de Covid-19 na comunidade universitária

Objetivo é contribuir para projeções mais assertivas e auxiliar possíveis demandas para o Sistema Estadual de Saúde

Unespar aplica testes de Covid-19 na comunidade universitária

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aplicou nesta quarta-feira (7), de forma gratuita, testes moleculares (RT-PCR) na comunidade universitária para detecção do novo coronavírus em pessoas assintomáticas. O intuito é contribuir para projeções mais assertivas sobre a situação epidemiológica e auxiliar possíveis demandas para o Sistema Estadual de Saúde.

A ação abrangeu professores, agentes universitários, estudantes, estagiários e profissionais terceirizados dos dois câmpus de Curitiba e do câmpus de Paranaguá, no Litoral do Estado. Foram disponibilizados 220 testes, sendo 120 para a Capital.

Segundo a professora Noemi Nascimento Ansay, diretora do Campus II da Unespar, essa iniciativa se insere nas medidas institucionais de cunho administrativo, adotadas durante a pandemia. “Além de a testagem ser uma recomendação das autoridades sanitárias, representa uma importante ação para conter a disseminação do vírus, juntamente com o isolamento”, afirmou.

Dados apontam que cerca de 80% da população infectada pelo novo coronavírus não apresentam sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem testa positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ainda que não desenvolva sintomas da Covid-19, é capaz de transmitir para outros indivíduos.

“A identificação de assintomáticos permite o monitoramento dessas pessoas, assim como de quem manteve contato próximo, e iniciar o tratamento em caso de evolução da doença, reduzindo o potencial de transmissão comunitária”, explicou Marcos Aurelio Pelegrina, assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Os exames do tipo RT-PCR são considerados padrão de referência para detecção de COVID-19. As amostras foram coletadas via saliva dos voluntários e os resultados serão enviados por e-mail em até 48 horas.

ESTUDO – Por meio de uma parceria, essa testagem integra um estudo científico empreendido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade e o Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética, ambos vinculados ao Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é estender a aplicação dos testes para os outros câmpus da Unespar.

Fonte: AEN