Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipulândia é exemplo em imunização e já vacinou quase 1.700 pessoas

Primeiramente os povos indígenas e profissionais de saúde e, agora, idosos na faixa-etária dos 66 anos

Itaipulândia é exemplo em imunização e já vacinou quase 1.700 pessoas

O Município de Itaipulândia avança rapidamente na imunização: 1.669 pessoas já foram vacinadas. Primeiramente os povos indígenas e profissionais de saúde e, agora, idosos na faixa-etária dos 66 anos.

“Meu marido falou que vai vacinar por último, mas eu não tenho medo, assim que soube que podia já quis vir me proteger” - comenta dona Lúcia Maria Fritsh, 66, aposentada.

Assim que as vacinas chegam na sede da 9ª Regional de Saúde, em Foz do Iguaçu, a Secretaria retira as doses no local. O caminho de lá até a corrente sanguínea é longo e depende do esforço de muitos profissionais, atuantes ou não na chamada linha de frente.

O transporte é feito de forma segura, garantindo que a temperatura das doses se mantenha estável. A distribuição é realizada pela Coordenação de Vacinação, na Vigilância Sanitária.

De lá, cada gota de esperança é enviada para as Unidades de Saúde do município. Nas UBS, cabe às enfermeiras e técnicas de enfermagem a busca ativa dos pacientes e aplicação do imunizante. O trabalho de um colabora para o trabalho de outro. E assim, a imunização acontece.

“Estamos integrando o Consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos para adquirir mais vacinas, de forma independente” – comenta a prefeita Cleide Prates. “Isso dará mais autonomia para o município. Tudo o que queremos é voltar ao normal o quanto antes, mas até lá, é preciso manter os cuidados e a esperança” – explica a prefeita.

Fonte: Assessoria Itaipulândia