Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Policiamento será ostensivo até saída do MST de fazenda

  • 19/05/2016
  • Foto(s): Colaboradores da imprensa de STI
Policiamento será ostensivo até saída do MST de fazenda
A Polícia Militar vai permanecer ostensivamente 24 horas por dia, até o prazo final para a desocupação da área invadida pelo MST, na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná.

A reintegração de posse, iniciada nesta quarta-feira (18), contou com um efetivo de mais de 600 policiais militares do Estado do Paraná, além de reforços das equipes da PRF que também precisaram atuar, após a interdição da BR-277, por integrantes do MST.

Nas primeiras horas do dia o clima era de tensão no local, pois o MST bloqueou a rodovia e ateou fogo em caminhões e tratores. A PM reagiu para conter o tumulto e iniciou a negociação com os líderes do movimento.

Um acordo definiu que o MST deve deixar o local de forma pacífica em 48 horas. Algumas famílias já desocuparam a área ao longo do dia, mas os trabalhos devem continuar até amanhã (19).

Todos os integrantes do movimento que passaram pela fazenda foram cadastrados pelos policiais e tiveram os nomes consultados nos sistemas da Secretaria de Segurança Pública.

Os policiais montaram uma estrutura para acompanhar a desocupação. Após o prazo estiolado, máquinas vão derrubar os barracos dos acampados.

Nota do MST
Ainda no final da tarde dessa quarta-feira (18), o MST emitiu uma nota à imprensa.

Confira na íntegra:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público informar e denunciar que na manhã dessa quarta-feira (18/05), 650 Policiais Militares se deslocaram para o município de Santa Terezinha do Itaipu, região oeste do Paraná, a mando do Governo do estado, Beto Richa, e do Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, para despejar as famílias do Acampamento Sebastião Camargo, assim batizado a ocupação na Fazenda Santa Maria.

A fazenda ocupada em março deste ano por 1,2 mil famílias Sem Terra, pertence aos irmãos Licínio de Oliveira Machado Filho, presidente da Etesco, e a Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado, ex-presidente da Transpetro, ambos envolvidos no desvio de dinheiro público na Petrobrás, citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do lobista Fernando Moura, durante as investigações da Operação Lava Jato, da Policia Federal. Com o despejo o Governo do Estado rompeu o acordo unilateral que previa uma solução para as famílias acampadas nos próximos 90 dias.

A mesma Polícia Militar do estado do Paraná, que realiza essa ação a mando do Rossoni, assassinou em emboscada, no dia 07 de abril desse ano, a tiros de pistola e fuzil pelas costas, os integrantes do MST, Vilmar Bordim, 44 anos, e Leonir Orback, 25 anos, no Acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, área decreta publica pela justiça federal. A Polícia também feriu, gravemente, outros dois integrantes do Movimento, Pedro Francelino e Henrique Gustavo Souza Pratti.

Esses casos recentes de violência contra trabalhadores Sem Terra, por parte do Governo do Paraná, Policia Militar e Policia Civil, são muito semelhantes aos vividos no segundo mandato do ex-governador Jaime Lerner (1999 a 2003), onde centenas de famílias do MST passaram a ser aterrorizadas, torturadas, ameaçadas, foram mais de 120 despejos, cerca de 470 prisões arbitrárias e 16 mortes de membros do MST. Era uma política orquestrada pela elite paranaense, que se apropriou do aparelho de repressão do estado, em aliança com o poder judiciário e a mídia, atendendo os interesses dos fazendeiros proprietários de terras, com o objetivo de criminalizar e desmoralizar a luta pela Reforma Agrária, onde a luta pela terra foi tratada como questão policial e não uma questão social. A violência tão barbara que a Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o Brasil e o Governo do Paraná por crimes contra Direitos Humanos.

A escalada da violência pelo Governo do Paraná em 2016, com assassinatos em Quedas do Iguaçu, e o despejo na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha do Itaipu, coloca o Paraná, mais uma vez no cenário de violência contra os trabalhadores Sem Terra, e o Governo Beto Richa assume a postura de instrumentalizar a violência na medida que delega para Valdir Rossoni, secretario chefe da casa civil, a condução política da Reforma Agrária, atendendo os interesses dos fazendeiros e financiadores de suas campanhas eleitorais, rompendo quatro anos de uma condução pacifica de dialogo vitorioso.

Esperamos que o Governador Beto Richa, assuma para si a condução política da Reforma agrária em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e Governo Federal, norteada pelo dialogo na busca de soluções para os conflitos agrários paranaenses.

Para isso propomos:

- O imediato afastamento do Secretario Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e da Policia Militar no tratamento da questão agrária. Chega de violência, prisão, assassinatos e despejos.

- Que o Governo Estadual, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná e Nacional, abra o dialogo e busque um plano para assentar as 10 mil famílias acampadas no Paraná.

- Por fim, alertamos as autoridades estaduais que, os governos que utilizaram do aparelho do Estado para reprimir os problemas sociais ficaram marcados na história como bárbaros, tiranos, sanguinários e violentos, e que nem por isso conseguiram sufocar e enfraquecer a luta dos camponeses para o acesso a terra, a produção de alimentos saudáveis, a educação, e a garantia de outros direitos sociais e humanos.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533