Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Manifestantes ocupam prédios do extinto Ministério da Cultura

  • 18/05/2016
  • Foto(s): G1
Manifestantes ocupam prédios do extinto Ministério da Cultura
Manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) ocupam nesta quarta-feira (18) prédios públicos ligados à pasta em ao menos nove capitais, incluindo Brasília. Os grupos protestam contra a decisão do presidente em exercício, Michel Temer, de transferir as atribuições do MinC para a pasta da Educação, que passa a se chamar Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os atos têm participação de artistas e produtores culturais. No Rio, participaram as atrizes Marieta Severo, Renata Sorrah e o ator Marco Nanini.

Em boa parte das cidades, os locais ocupados são sedes da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os protestos também são contrário ao governo Michel Temer.

Em Natal, fica o único edifício já desocupado. Está previsto ainda um ato no Acre, às 18h (ou 20h do horário de Brasília) na praça Plácido de Castro, em Rio Branco.

Com a repercussão negativa da decisão de incorparar o MinC à Educação, Temer já havia anunciado que toda a estrutura da Cultura será mantida ??? apenas sem o status de ministério. A intenção do peemedebista é nomear uma mulher para a comandar a área. A estratégia também funcionaria como resposta às críticas ao fato de o primeiro escalão do governo não ter nenhuma mulher no comando dos ministérios.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533