Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

MST aceita desocupar Fazenda Santa Maria após negociação

  • 18/05/2016
  • Foto(s): Colaboradores da imprensa de STI
MST aceita desocupar Fazenda Santa Maria após negociação
O MST aceitou desocupar a Fazenda Santa Maria, invadida desde março, em Santa Terezinha de Itaipu. A reintegração de posse começou com muita tensão, mas aos poucos as equipes policiais fizeram a negociação com os líderes do movimento.
 
Conforme o tenente-coronel que comanda a operação, Washington Lee Abe, 650 policiais foram acionados pela PM para ajudar nos trabalhos. As equipes já estão dentro do acampamento e acompanham as famílias na desmontagem dos barracos.
 
A polícia acredita que os veículos queimados pertencem a fazenda e não ao MST, por isso foram usados para bloquear a rodovia.
 
Prazo estipulado

Durante as negociações os integrantes do MST pediram um prazo de oito dias para deixar o local, mas a PM concedeu dois dias para a desocupação. Máquinas pesadas foram enviadas ao local para dar suporte na desmontagem dos barracos.
 
Além disso, a polícia monta uma estrutura para realizar a reintegração de posse da fazenda.
 
Boatos desmentidos

A Polícia Militar desmentiu boatos de crianças feridas. Conforme a PM a reintegração, embora tenha iniciado com tensão, ocorre de forma pacífica. Não há registro de pessoas feridas, segundo as equipes.
 
No local, conforme o MST há cinco mil pessoas, mas a estimativa da PM é que dentro da propriedade estejam apenas 400 sem-terras. Quem está do lado de fora não pode entrar na propriedade.
 
Rodovias bloqueadas

A BR-277 já teve o fluxo liberado em Santa Terezinha do Itaipu, no entanto, no trevo de acesso a Quedas do Iguaçu, o MST continua com o bloqueio da rodovia. A passagem foi interrompida e os motorista estão parados na BR.
 
O MST ainda não emitiu nota sobre a desocupação da fazenda.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533