O fim de semana foi agitado para a Polícia Ambiental, resultando em diversas apreensões de armas de fogo e constatações de desmates no oeste do Paraná.
Por volta das 13h de sábado (14), a equipe ambiental da cidade de Francisco Beltrão, recebeu a denúncia que no município de São João estaria ocorrendo um desmate com utilização de uma escavadeira hidráulica. Ao chegar ao local, a equipe constatou a veracidade do relato juntamente com os seus causadores que ali se encontravam. Ao serem indagados sobre os cortes, verificou-se que não havia autorização do órgão competente. Constatou-se o desmate de aproximadamente 1,0 HA de vegetação nativa em estagio médio do Bioma Mata Atlântica, com 20 metros cúbicos de diversas espécies nativas.
No município de Salgado Filho, na linha Sertãozinho, por volta das 20h de sábado (14), equipe policial atendeu à suposta denúncia de rinha de galo que estaria ocorrendo em uma residência. Ao chegar ao local, abordaram cinco indivíduos, e os demais que ali se encontravam empreenderam fuga. Prosseguindo com as diligências, os rapazes foram devidamente identificados, e, quanto à denúncia, comprovou-se que havia 18 galos e uma arena de rinha. Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia.
Já a equipe da cidade de Cascavel, em patrulhamento no município de Braganey, recebeu, também por denúncia, o relato de ocorrência envolvendo caça em uma mata próxima, com a indicação da residência do suposto infrator. Ao chegar ao local supracitado, a equipe avistou cinco gaiolas, com pássaros silvestres. Feita abordagem à moradora que ali se encontrava, a mesma concedeu a entrada à residência, e quando perquirida sobre as atividades de caça do seu marido, reiterou a veracidade do fato e apontou onde estariam as armas e apetrechos utilizados, que são 3 espingardas calibre 36, 2 armadilhas de fogo artesanal (1 calibre 36 e outra 32), 07 cartuchos calibre 36, 01 cartucho calibre 32, 01 recipiente contendo pólvora negra, outro com chumbo e outro com espoletas, todos utilizado para recarga dos cartuchos, e também uma rede de pesca com malha 0,2 mm.
A equipe solicitou para que a esposa entrasse em consto com o marido, que de pronto chegou à residência e, por conseguinte foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.
Fonte: Polícia Ambiental