Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paciente escreve carta aos profissionais de saúde após evento de trombose múltipla

Acompanhe, na íntegra, a carta de Marlei para os profissionais de saúde.

  • 24/12/2020
  • Foto(s): Assessoria
  • Covid-19
Paciente escreve carta aos profissionais de saúde após evento de trombose múltipla

No dia 30 de novembro, por volta das 9h30 Marlei Lautert sentiu um profundo mal-estar acompanhado de cansaço, falta de ar e fraqueza nas pernas. Imediatamente procurou o Centro de Saúde Geni Basso e durante o atendimento, desmaiou. 

Com urgência, foi transferida para o Hospital e Maternidade Itaipulândia e atendida pelo médico Dr. Ciro Carvalho (CRM/PR 34494). O quadro era grave, com a pressão baixa, a vida de Marlei estava em risco.

Após quatro dias de internação e cuidados intensivos da equipe médica, a pressão de Marlei voltou ao normal. Os exames constataram quadro grave de trombose pulmonar, ocasionado por dois trombos bilaterais no pulmão. Um trombo é um coágulo sanguíneo, gasoso ou de gordura. Os que levaram Marlei até o Pronto Socorro eram de sangue.

Dr. Ciro, responsável pelo atendimento, relata: "O quadro era perigoso, eu não sabia como ainda estava viva, a paciente constou dois trombos de calibre grande: não morreu por ser uma pessoa ativa, com um estilo de vida saudável. O coração dela foi bem forte. Se fosse outro, tinha partido".

Mas não era a hora da servidora pública partir. Ex-sedentária, e obesa, Marlei já chegou aos 93,8kg, acumulando sérios problemas de saúde. No Natal de 2019, resolveu que iria mudar seu estilo de vida: "Eu tinha que tomar uma atitude e quando começou um novo ano e coloquei isso como meta para mim. E não fosse ter feito isso, eu teria morrido".

Após nascer de novo, tomou outra grande decisão: escrever uma carta agradecendo aos profissionais de saúde que salvaram a sua vida. "Fiquei imóvel três dias. E percebi que a gente se incomoda e se aflige por coisas sem sentido na vida. Poder ver uma folha balançar com o vento, sentir a brisa, hoje têm um valor muito grande para mim. Sinto muita gratidão por todos que me atenderam. Ainda me ligam, perguntam como estou. Cada dia uma vitória".

Acompanhe, na íntegra, a carta de Marlei para os profissionais de saúde. E que, neste Natal, o exemplo dela possa ser seguido por mais e mais de nós: tirar os velhos objetivos do papel e aprender a dar mais valor às coisas pequenas. A vida é efêmera.

Eu Marlei Aparecida Volkmer Lautert, residente e domiciliada na Linha Esquina Gaúcha, neste Município, venho através desta mensagem, AGRADECER, agradeço a muitas pessoas.

- Agradeço a Deus, sem ele eu não teria a chance de estar aqui hoje;

- Agradeço a todos os funcionários do Hospital e Maternidade Itaipulândia, (aos Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, a Equipe do Samu de Itaipulândia, ao Samu UTI Móvel, as recepcionistas, a Direção, ao pessoal da cozinha, da Limpeza e aos demais funcionários, que me prestaram assistência no momento crucial de minha existência dia 30 de novembro, onde fui surpreendida pela fragilidade, pela dor, pelo risco de vida, e pela sorte, onde apesar de estar com 02 trombos em meu pulmão, sobrevivi a essa turbulência. A situação se agravou e tudo foi muito rápido e se não fosse pela rapidez e decisão de quem cuidou de mim, talvez eu não tivesse a chance de poder estar escrevendo essa carta;

- Agradeço as Técnicas em Enfermagem do Centro de Saúde Geni Teresinha Basso pelo socorro imediato no momento fragilizado que eu estava passando;

- Agradeço a Administração Pública por toda a Assistência prestada, através de seus funcionários, exames, transporte, medicação, internamento, conforto, no momento difícil em que me encontrava;

- Agradeço a minha família pela preocupação e todos os cuidados com minha pessoa;

 - Agradeço aos amigos, a todos que se importaram com a minha vida, que se preocuparam com meus filhos, que auxiliaram de alguma maneira;

- Agradeço a todos que rezaram e pediram a Deus pela minha saúde;

Agradeço a cada um de vocês. Serei sempre grata pela vida. Vocês todos são muito importantes para mim e minha família. No momento da dor é que mais se conhece o amor.

Desejo um Feliz e abençoado Natal a vocês e suas famílias. E um Ano Novo cheio de realizações. Que a força de Deus esteja sempre presente em nossas vidas e em nossa cidade.

Com carinho

Marlei Aparecida Volkmer Lautert


Fonte: Assessoria