Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nova pesquisa mostra reação da coligação 'Sangue Novo' em Medianeira

A pesquisa realizada pelo Instituto Datamedia/Gazeta do Paraná foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-04106/2020 e feita nos dias 09 e 10 de novembro.

  • 12/11/2020
  • Foto(s): Datamedia/Jornal Gazeta do Paraná
Nova pesquisa mostra reação da coligação

A cidade de Medianeira, praticamente na metade do caminho entre Cascavel e Foz do Iguaçu, é um importante marco na BR-277, sendo referência no Oeste do Paraná. Com 60 anos de emancipação político-administrativa, tem sua economia baseada no agronegócio, uma vocação regional, com destaque na cultura de milho, soja e trigo e para produção de proteína animal, além da bacia leiteira.

Medianeira também é destaque na indústria alimentícia potencializada por indústrias como a Frimesa e Ninfa, além da indústria moveleira. Outro destaque de Medianeira é o campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que com outras iniciativas projeta a formação de um grande parque de inovação tecnológica, que figura entre os desafios que serão assumidos pela nova administração municipal a partir de 1º de janeiro, diante de uma população de 46.574 habitantes, de acordo com o IBGE, e 37.648 eleitores, conforme dados da Justiça Eleitoral.

Nos dias 9 e 10 de novembro, pesquisa Instituto Datamedia Soluções e Pesquisas/Gazeta do Paraná, entrevistou 500 eleitores para retratar a tendência de votos entre os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Medianeira. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-04106/2020, apresentando margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, considerando intervalo de confiança de 95%.

Ao responderem a pergunta "Se a eleição fosse hoje em quem você votaria para prefeito e vice de Medianeira?", 36% votariam em Antonio França e Evandro Mees, da coligação "Sangue Novo". Em segundo lugar, fi cou a dupla Dr. Tomas e Rui Dall Oglio, com 30,8 %, da coligação "Decola Medianeira", seguido de Dr. Fernando Santin e Cabo Tormes, da coligação "Medianeira renovar para avançar", com 14,4%, e Lionez Maria Maino e Lauro Pundrich, do DC (Democracia Cristã), com 2,9%. Não souberam ou quiseram responder 10,7% dos entrevistados e brancos e nulos somaram 5,2%.

Votos válidos
Quando descontados os indecisos e os votos bancos e nulos, o candidato Antonio França tem 42,8% da preferência dos entrevistados, confirmando crescimento verifi cado desde o início da campanha quando aparecia com cerca de 15% das intenções de voto. Dr. Tomas aparece com 36,6%, com Dr. Fernando Santin com 17,1% e Lionez Maria Maino com 3,4%.

Questionados se mudariam o voto até o dia da eleição, no próximo domingo, 15 de novembro, 83,3% dos entrevistados afirmaram que "não" mudarão o voto; 4,4% disse que "sim", poderia mudar, 7,7% "talvez" e 4,6% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição
Na pergunta "Se a eleição fosse hoje em quem você "jamais" votaria para prefeito e vice de Medianeira?", o candidato Dr. Fernando Santin tem rejeição de 14,8% dos entrevistados, com Lionez com 12,8%, Dr. Tomas com 11,5% e Antonio França 8%. Não souberam ou não quiseram responder 49,4% e 3,5% insistiram no voto branco ou nulo.

Fonte: Jornal Gazeta do Paraná

Fonte: Jornal Gazeta do Paraná