Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Portaria brasileira não afeta planos de reabertura gradual da fronteira, diz chanceler paraguaio

De acordo com o chanceler, a data de reabertura será decidida e anunciada em conjunto entre os presidentes do Brasil e do Paraguai.

  • 25/09/2020
  • Foto(s): Presidencia
  • Região
Portaria brasileira não afeta planos de reabertura gradual da fronteira, diz chanceler paraguaio

O chanceler paraguaio, Antonio Rivas Palacios, disse que a Portaria brasileira que ampliou o fechamento de fronteira por mais 30 dias não irá afetar o planejamento de reabertura gradual das fronteiras, entre elas, a Ponte da Amizade. Segundo ele, os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez mantém o diálogo para definir a data em que a reabertura ocorrerá.

O chanceler destaca o artigo incluído na Portaria emitida pelo governo brasileiro que autoriza o trânsito fronteiriço de cidadãos residentes em cidades-gêmeas, desde que o país vizinho mantenha a reciprocidade. Ele garante que os dois países estão negociando para que haja a reciprocidade nos protocolos para garantir o tráfego.

Porém, ele disse que a abertura pode demorar um pouco mais que o previsto, já que será necessário criar uma estrutura de operação a efeito de reativar a economia. “A Portaria brasileira diz que é preciso estabelecer um sistema de passe fronteiriço por meio do que é chamado de cidades gêmeas” ressaltou.

O Ministro de Relações Exteriores do Paraguai reiterou que o anúncio oficial de reabertura das fronteiras será feito pelos presidentes do Paraguai e do Brasil. Os dois presidentes irão definir conjuntamente a data que isso se estabelecerá. Ele salienta ainda que a abertura será realizada com rígidos controles sanitários.

Fonte: Agência IP/Rádio Cultura Foz