Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai estende quarentena, mas não altera previsão de reabertura da Ponte

Para o governo, abertura gradual da Ponte da Amizade é viável do ponto de vista epidemiológico.

  • 20/09/2020
  • Foto(s): Arquivo/Itaipu Binacional
  • Região
Paraguai estende quarentena, mas não altera previsão de reabertura da Ponte

O Presidente da República, Mario Abdo Benítez, decretou a prorrogação da fase 4 da quarentena até o dia 4 de outubro para todo o país, com exceção dos departamentos e municípios que se encontram em outras fases, inclusive Assunção, Carmelo Peralta e os departamentos de Alto Paraná, Boquerón, Central, Caaguazú e Concepción.

Por meio do Decreto nº 4.067, o Poder Executivo estabelece novas medidas dentro da atual quarentena no departamento de Alto Paraná. Inclui atividade no setor gastronômico das 05h00 às 22h00, entre outras que serão permitidas nesta fase

Da mesma forma, fica estabelecido que o Departamento de Boquerón e o distrito de Carmelo Peralta, do Departamento de Alto Paraguai, continuarão na fase 3 da quarentena inteligente, no âmbito da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Nesse sentido, as instalações gastronômicas ficam habilitadas até as 22h horas, com agendamento prévio, reserva de mesa e com cadastro individualizado das pessoas atendidas. Da mesma forma, as bebidas alcoólicas podem ser vendidas e distribuídas até as 20h, enquanto que o horário de movimentação de pessoas é das 5h às 20h, bem como a abertura de instalações não essenciais.

País contabiliza 611 mortes – O número de casos positivos em todo o país neste sábado (19) subiu para 33.015 enquanto os óbitos chegaram a 636.

Abertura gradual da Ponte da Amizade é viável do ponto de vista epidemiológico

Para o diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, o protocolo de abertura gradativa da Ponte da Amizade é viável ao se observar, nos dados epidemiológicos, que Ciudad del Este e Foz de Iguaçu “apresentam risco semelhante”.  Segundo a imprensa paraguaia, a previsão de abertura da Ponte é para o dia 26 de setembro, data em que encerra Portaria brasileira de fechamento de fronteira.

“Quando o risco é muito semelhante entre um lado e outro da fronteira, o fechamento não faz sentido. Mas quando o risco é maior de um lado da fronteira, na comparação, faz sentido fechar as fronteiras ”, disse o diretor de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera.

Salientou que neste momento é possível falar de uma “abertura escalonada”, por isso a Saúde desenvolveu um protocolo para um possível cordão sanitário e outras medidas de controlo, para evitar um transbordamento do número de infecções.

O poder executivo se reuniu sexta-feira (18) com o governador de Alto Paraná, prefeitos dos principais municípios da área de influência da fronteira com o Brasil. O objetivo foi firmar um protocolo para negociar com o Brasil a abertura gradativa e o reinício das atividades comerciais.

Embora alguns trabalhadores se oponham à medida e busquem a abertura total da Ponte da Amizade, outro encontro entre as autoridades está agendado para esta terça-feira, 22 de setembro. Sequera destacou, no entanto, que a situação de “risco semelhante” não se verifica entre outras cidades fronteiriças. Por esse motivo, ainda não é possível falar de um projeto semelhante nas outras passagens, explicou em entrevista ao programa La Lupa.

Mobilização

A reunião com os representantes dos trabalhadores, comerciantes e autoridades do Alto Paraná, realizada na sexta-feira (18) para definir o protocolo para a abertura da Ponte da Amizade, não teve grandes avanços. Por causa disso, está prevista para esta terça-feira (22), uma grande mobilização no fronteira, com a participação inclusive das autoridades locais. Os manifestantes pretendem parar Cidade do Leste e toda a zona primária, onde é feita a liberação de caminhões que transportam cargas entre os países.

“Aqui o povo já está com fome, não podemos esperar. Vamos aguardar a reunião da próxima terça-feira, da qual os principais governantes deverão participar e, se nada for definido, vamos parar tudo na fronteira, porque não aguentamos mais as imposições da capital”, explicou o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos.

Delivery fronteiriço

A Chancelaria Nacional assinou na quarta-feira (16) o acordo com o Brasil para a instalação de “corredores logísticos”, ou seja, espaços físicos que permitam aos cidadãos de cada país retirarem as compras realizadas anteriormente pela internet. Esses centros abrigarão compras de até US$ 500,00 que serão feitas por meios remotos. Também será estabelecida uma agenda para sua retirada para evitar aglomerações. A previsão é de que os centros estejam operando até o final deste mês, mas a medida não agradou os comerciantes que acreditam que apenas a reabertura da Ponte da Amizade poderá ajudar a aquecer a economia da região. 

Crisloosecompartilha Com informações da Agência IP e do 5Dias e Última Hora 

Fonte: Crisloosecompartilha Com informações da Agência IP e do 5Dias e ??ltima Hora