Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Medianeira comemora 60 anos sábado (25): mecânico lembra que emprestava oxigênio para hospital

Um dos primeiros mecânicos da cidade lembra que emprestava oxigênio da oficina para o hospital

  • 24/07/2020
  • Foto(s): Assessoria
Medianeira comemora 60 anos sábado (25): mecânico lembra que emprestava oxigênio para hospital

O Município de Medianeira comemora 60 anos neste sábado (25). Com quase 46 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade é uma das mais prospera da região, movida pelo agronegócio, cooperativismo e comércio forte.

Cidade construída com a força de um povo trabalhador que migrou para o Paraná em busca de oportunidade. Descendentes de italianos e alemães encontraram terras férteis no oeste do estado.

No começo, em 1951, chegaram às primeiras famílias fundadoras com destaque para Pedro Soccol e José Callegari, entre outros. A emancipação político-administrativa aconteceu quase 10 anos depois, em 1960 através da Lei Estadual 4.245, assinada na época pelo então governador Moisés Lupion.

Após este processo o novo município passou atrair mais moradores. Em 1967 chegava o catarinense de Urussanga, Olindo Trento. O mecânico, formado em Porto Alegre, veio para realizar um serviço, mas a nova localidade o prendeu de alguma forma.

Os problemas enfrentados pelos primeiros moradores eram dos mais variados.  ??s vezes a vida de uma pessoa poderia estar nas mãos de um médico ou de um mecânico. Aos 85 anos seo Trento comemora o crescimento da cidade que escolheu para chamar de lar. Graças a este progresso a vida ficou mais fácil.

 

 Ele contou também como iniciou a profissão de mecânico quando servia o exército no Rio Grande do Sul. 

Além de Medianeira, mais quatro cidades da região oeste do Paraná fazem aniversário neste sábado (25): Matelândia, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Catanduvas.  

Fonte: Alessandro Kunhaski