Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dejetos de animais deixam de ser problema para virar adubo e energia elétrica em São Miguel

'O que um dia foi um problema se tornou a solução'.

Dejetos de animais deixam de ser problema para virar adubo e energia elétrica em São Miguel

O Expedição Costa Oeste visita a propriedade da família Colombari, na comunidade de Linha Marfim, em São Miguel do Iguaçu. Eles trabalham com os três setores interligados: Agricultura, pecuária e suinocultura de forma sustentável. Além disso, os Colombari são pioneiros na produção de energia no Brasil através do biogás. O que um dia foi um problema se tornou a solução.

Os dejetos dos suínos são matéria-prima para a produção de biogás. O combustível abastece um gerador que reduziu a conta de luz com a produção de energia elétrica.  E os dejetos líquidos viram adubo para as pastagens e plantações de milho e soja, que volta a ser alimento para os animais gerando um ciclo perfeito e sustentável nos 450 hectares da propriedade. Energia e alimento para a produção anual de 16 mil suínos e 750 cabeças de gado em confinamento.

Uma verdadeira indústria do agro que gera emprego para 12 colaboradores e conta também com os trabalhos dos filhos de José Carlos: Fernanda e Pedro. Literalmente toda a energia da propriedade está voltada para produção em quantidade e qualidade.

Confira a matéria na íntegra:

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

Fonte: Alessandro Kunhaski