Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lançamento de Caderno de Receitas Saudáveis marca abertura da programação da Semana do Meio ambiente

Jornada Educação, Cultura e Sustentabilidade vai realizar diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

  • 02/06/2020
  • Foto(s): Assessoria/Divulgação
  • Região
Lançamento de Caderno de Receitas Saudáveis marca abertura da programação da Semana do Meio ambiente

Na próxima sexta-feira, 05 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, que desenvolvem ações de sustentabilidade em todo o seu território de atuação, realizam a Jornada Educação, Cultura e Sustentabilidade, com oficinas, contação de histórias, apresentações musicais e palestras.

A programação inicia nesta terça-feira, 02, e segue até domingo, 07. Durante a semana, diariamente, diversos temas estarão em pauta, como meio ambiente, empreendedorismo, animais silvestres, hortas, aquicultura, passeio virtual pelo Refúgio Bela Vista e apresentações culturais.

Abertura da Semana do Meio Ambiente será pelo perfil no Facebook do Conselho dos Lindeiros e contará com o lançamento do 4º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras do Oeste do Paraná e Conisul - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul do Mato Grosso do Sul.

Desde junho de 2019 foram trabalhados os processos formativos na região. Neste ano o Processo de Segurança Alimentar e Nutricional teve uma inovação, uma vez que o curso destacou a importância da utilização de alimentos da agricultura familiar, comercialização dos alimentos na compra direta e nas feiras fortalecendo os circuitos curtos de comercialização e a ampliação do território de atuação dos 29 municípios da BP3 para os municípios do Oeste do Paraná e 14 municípios do Conisul.

Por intermédio dos processos formativos foi organizado o 4º Concurso de Receitas Saudáveis, com o objetivo contribuir na melhoria da qualidade da alimentação escolar. Foram criados cardápios alternativos com a utilização dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Por intermédio da criação de receitas saudáveis, sob a orientação das nutricionistas, foi possível inserir, na alimentação escolar, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

Como produto final há a produção e impressão do 4º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras do oeste do Paraná. Estão sendo produzidos cerca de 10 mil exemplares e distribuídos nos processos de formação, como destaca gestor do Convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, Mauri Schneider. (Ouça o áudio abaixo)

Fonte: Gerson Kaiser/Assessoria