Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Autoridades do Paraguai e Foz propõem 'cédula sanitária' para abrir Ponte

Coordenador do programa de enfrentamento à Covid-19 em Ciudad del Este defende que com a 'cédula sanitária' diminuiria as entradas ilegais no país e o controle seria mais efetivo.

  • 01/06/2020
  • Foto(s): Arquivo/Itaipu Binacional
  • Região
Autoridades do Paraguai e Foz propõem

Autoridades governamentais e sanitárias de Ciudad del Este analisam plano conjunto com Foz do Iguaçu para criar uma “cédula sanitária” a fim de permitir a circulação controlada e restrita de pessoas pela Ponte da Amizade. A informação foi publicada pelo Jornal Última Hora, do Paraguai.

Segundo o jornal, a reabertura gradual da fronteira está sendo cogitada ao levar em consideração que a maioria dos empresários que mantém lojas em Ciudad del Este residem em Foz do Iguaçu. Impossibilitados de cruzar a ponte, muitas dessas lojas estão fechadas, mesmo com o anúncio de retomada econômica que permite a reabertura.

O coordenador médico e de organização da atenção pré-hospitalar de casos de Covid-19 em Alto Paraná, Dr. Carlos Torrás, é um dos defensores da reabertura gradual. “Aqui temos dois problemas: abrimos tudo e morremos de Covid ou mantemos tudo fechado e morremos de fome” ponderou.

Dessa forma, o médico é defensor de buscar um meio termo e tratar, de acordo com o que vá ocorrendo nas fases subsequentes da quarentena. “Que se abram as fronteiras, ou a ponte e os comércios de forma gradual e com controles sanitários estritos” sustenta.

Para que seja possível o controlar a doença na fronteira, o médico também acredita que seja necessário testes diários para emitir autorização sanitária temporal. “É possível fazer o teste e apresentar um registro ou cédula sanitária que se possa utilizar, que dure quatro ou cinco dias para o publico em geral” ressaltou.

A proposta foi realizada em conjunto com autoridades sanitárias de Foz do Iguaçu, após uma videoconferência onde participaram os Prefeito Chico Brasileiro e Miguel Prieto. Na reunião, foi discutida a criação de um protocolo de segurança sanitária conjunto entre as cidades de fronteira.

Mercosul

Para defender o trânsito controlado na fronteira, o médico cita o tratado do Mercosul, que garante esse direito em até 12 quilômetros de cidadãos fronteiriços. “Se pensarmos assim vamos falar do tratado do Mercosul que garante o trânsito livre até 12 quilômetro de cada lado na fronteira, sobre essa base é possível ver a forma de habilitara ponte para que os cidadãos que residam em Ciudad del Este e Foz do Iguaçu tenham um trânsito mais regular, mas não totalmente livre” expôs.

Torrás insiste que esta eventual flexibilização precisa ser uma estratégia multisetorial e bilateral entre ambas as cidades. “Ressaltando que o Brasil não está tendo restrições como as nossas (Paraguai)” salienta.

Outro argumento para liberar o passo fronteiriço controlado de cidadãos da fronteira é o de que fechado o controle é muito mais difícil, já que muitos passam pelo Rio de forma ilegal, sem nenhum tipo de segurança sanitária. “Se liberamos a passagem e tanto Foz do Iguaçu quando o Paraguai definam que todos que passem a fronteira façam o teste, ai sim teremos controle, por mais que os resultados não saiam imediatamente, mas vamos ter uma resposta em 24 horas” sinalizou.

Fonte: Última Hora (Para ler a reportagem original em espanhol clique aqui)

Fonte: Rádio Cultura Foz/??ltima Hora