Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai vai permitir a entrada de empresários de Foz em Ciudad del Este

Novo Protocolo de segurança de fronteira foi anunciado neste domingo, 31, e será mais rígido para caminhoneiros.

  • 31/05/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz/Divulgação
  • Região
Paraguai vai permitir a entrada de empresários de Foz em Ciudad del Este

Representantes do ministério do interior do Paraguai, governador de Alto Paraná e representantes de forças policiais concederam entrevista coletiva neste domingo, 31. O objetivo foi anunciar um novo protocolo de segurança sanitária na fronteira. Segundo as autoridades, as medidas de segurança serão intensificadas. O novo protocolo prevê a implantação de controles mais rígidos para caminhoneiros. No entanto, a partir desta segunda-feira, 01, empresários que mantém empreendimentos em Ciudad del Este, que moram em Foz, serão autorizados a entrar no país.

A liberação para entrada dos empresário faz parte da nova fase da quarentena inteligente, que está reativando a economia do país. “Vamos documentar a entrada desses empresários, eles podem ingressar, pois precisam pagar os funcionários, que são nossos compatriotas” disse a Diretora Geral de Migração, María de los Angeles Arriolar. “Se estamos fazendo a reativação econômica de Alto Paraná, seria muito incoerente se proibíssemos a entrada desses empresários” ressaltou ela.

Porém, os empresários terão de cumprir quarentena no país, em hotéis pré-determinados. “Eles terão que cumprir quarentena em hotéis de saúde, e todas as instituições entrarão em acordo para deixar entrar, mas vamos nos tornar responsáveis por essa entrada” afirmou. “Eles serão documentados e cumprirão quarentena em um hotel de saúde” concluiu a diretora.

Caminhoneiros

Segundo as autoridades, o novo protocolo para caminhoneiros será implantando devido a denúncias de aglomeração que estão chegando à Aduana paraguaia. A partir de segunda-feira, 01, será obrigatória a desinfecções dos caminhões e dos caminhoneiros.

Os caminhoneiros também serão obrigados a portar um documento identificando a carga e o nome do motorista. Além disso, no mesmo documento deve constar a comprovação de vacinação. Como o período máximo de permanência no país é de um dia, não será exigido o cumprimento de quarentena ao caminhoneiro.

Fronteira segue fechada

O Ministro do Interior foi questionado se há previsão para a reabertura da fronteira. Porém, ele descartou qualquer possibilidade de discussão nesse momento de permitir a abertura de fronteira com o Brasil.

Fonte: Rádio Cultura Foz