Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dicas para se preparar para a chegada da menopausa

Dicas para se preparar para a chegada da menopausa

Entre os 45 e os 55 anos, as mulheres experimentam o fenômeno da menopausa. Basicamente, esta consiste no desaparecimento da ovulação e da fertilidade. Embora seja uma fase do amadurecimento da mulher, alguns sintomas fazem parte desse processo. Hoje, queremos compartilhar algumas dicas para se preparar para a chegada da menopausa.

Insônia, fadiga, queda de cabelo e osteoporose são algumas das condições físicas que podem ser experimentadas. A elas, devemos adicionar algumas alterações do humor, como mau humor, ansiedade e diminuição do desejo sexual.

Tudo indica que chegar a esta fase da vida com um certo preparo facilita a adaptação diante das mudanças provocadas pela menopausa. Na prática, existem algumas coisas que podemos fazer para diminuir a sintomatologia desse processo biológico.

Cuidados pessoais para lidar com a chegada da menopausa

Alimentação saudável na chegada da menopausa; Durante a menopausa, a diminuição dos hormônios pode afetar o peso corporal e a distribuição de determinados nutrientes, como o cálcio.
Se enfrentar a menopausa já tem as suas dificuldades, a situação se complica ainda mais para quem não mantém uma dieta balanceada. O fato de não controlar alguns indicadores nessa fase pode piorar o estado de saúde. O objetivo é manter os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial controlados.

O funcionamento e a produção dos hormônios dependem, em grande parte, dos alimentos. Além disso, é muito positivo aumentar o consumo daqueles produtos que contêm cálcio, ferro e outros minerais. Com uma dieta saudável, vai ser mais fácil controlar o aparecimento da osteoporose.

Ingestão de pelo menos dois litros de água por dia

A desidratação da pele é um dos sintomas mais comuns da chegada da menopausa. Além disso, a desidratação pode intensificar os sintomas hormonais. Portanto, é importante manter o corpo hidratado bebendo pelo menos dois litros de água por dia.

Não fumar, nem beber

Atualmente, a péssima influência que os vícios têm sobre os nossos hormônios é amplamente conhecida. Sabemos que as bebidas ricas em cafeína comprometem a produção de substâncias hormonais. O melhor a fazer é interromper o consumo desses produtos durante a menopausa.

Também devemos destacar o fato de que o álcool e o cigarro contribuem para a desidratação corporal. Qualquer coisa que favoreça a perda de líquidos será pouco recomendada.

A distração mental é uma necessidade

Não deixe de fazer exercício; As mulheres podem sofrer alterações de humor na menopausa. O exercício pode ajudar a lidar com elas da melhor forma.
A única maneira de enfrentar os efeitos psicológicos da menopausa é fazer o que gostamos. Tudo que nos gere calma, paz interior e estados de satisfação deve ser colocado em prática. Só assim conseguiremos dominar a ansiedade e o estresse estimulando os hormônios da felicidade.

Em primeiro lugar, o objetivo é ativar a produção de dopamina, endorfinas e serotonina de forma externa. Podemos fazer isso ao favorecer estados de humor positivos. A saúde da nossa psique depende diretamente de nós.

Exercício aeróbico

O exercício é uma das prevenções mais eficazes contra os sintomas da menopausa. O hábito de fazer atividade física favorece a saúde cardiovascular e fortalece músculos e ossos, contribuições que são essenciais para as mulheres nessa fase.

O exercício previne doenças cardiovasculares e mantém a elasticidade dos tecidos. Na prática, os exercícios aeróbicos e os de alta intensidade nos fortalecem contra a menopausa. Inclusive, sua contribuição para a melhora do humor é considerável.

Consulte o seu médico regularmente

Consulte seu ginecologista; Os hábitos de vida saudáveis e as consultas médicas regulares vão lhe proporcionar uma boa qualidade de vida após a menopausa.
Para tratar possíveis mudanças no organismo nesta etapa da vida, é preciso saber como estão os seus indicadores. Portanto, é importante consultar um ginecologista, que poderá indicar quais suplementos vitamínicos você deve tomar e quais mudanças deve fazer na dieta.

Além disso, alguns sintomas, como a vontade constante de urinar e a insônia, podem ser tratados com medicamentos. Entre os 40 e 50 anos é importante iniciar estratégias para a prevenção de diferentes tipos de câncer.

Cuide do seu peso agora mais do que nunca

Durante a menopausa, as alterações hormonais geram desequilíbrios internos na distribuição de gordura. Por isso, será necessário controlar o peso através de uma dieta saudável e do aumento da atividade física.

Para concluir, segundo algumas estatísticas, 80% das mulheres experimentam algum sintoma na menopausa. Devido à alta probabilidade da ocorrência de efeitos, é aconselhável se cuidar antes mesmo da chegada dessa fase.

Fonte: Melhor com saúde