Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

AMESFI comemora Dia Nacional de Educação de Surdos formando crianças, jovens e adultos

Conheça a história de Roselia, aluna do projeto que fez faculdade, pós-graduação e trabalha na Lar Cooperativa.

  • 22/04/2020
  • Foto(s): Alessandro Kunhaski
AMESFI comemora Dia Nacional de Educação de Surdos formando crianças, jovens e adultos

Nesta quinta-feira (23) se comemora o Dia Nacional de Educação de Surdos. E um trabalho muito especial realizado há 24 anos em Medianeira vem alçando cidadãos e profissionais. A entidade que é responsável por formar crianças, jovens e adultos é a escola da Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI).

Associação foi criada em 1995 (há 25 anos) e um ano depois surgiu a Escola de Educação Bilíngue para Surdos. O trabalho deu tão certo que proporcionou a aluna da turma de letramento, Roselia Cichelero de Medeiros, a se formar em Educação Física e fazer uma pós-graduação em Educação Especial. Para completar o currículo, Ela trabalha no setor de logística da Lar Cooperativa.

 Sem aulas por conta da pandemia de coronavírus, Roselia, aproveitou para visitar a nova sede da AMESFI, que está sendo construída no Bairro Nazaré. Muito simpática, ela conversou com a reportagem da Rede Costa Oeste de Comunicação com ajuda da diretora pedagógica da escola Nilvana Scalco.

A entidade de cunho filantrópico conta com atendimento para sete municípios: Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. Somando todos os projetos são atendidos quase 300 alunos.

De acordo com a diretora pedagógica da AMESFI o Dia Nacional de Educação de Surdos, deve ser comemorado e serve para apresentar a luta dos alunos para se integrar a sociedade.

 

 

 

  

Fonte: Alessandro Kunhaski