Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente Mario Abdo anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

A medida adotada pelo Poder Executivo, segundo o jornal ABC Color, entrará em vigor às 00h.

  • 17/03/2020
  • Foto(s): ABC Color
  • Região
Presidente Mario Abdo anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

Durante entrevista coletiva na tarde de hoje (17), o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez anunciou o fechamento da Ponte da Amizade (divisa entre Foz do Iguaçu-PR e Ciudad Del Este-PY) para a passagem de pedestres.

“Tomamos essa decisão e peço desculpas, sei que vai afetar muita gente, mas o trânsito de pessoas será fechado a partir da meia noite desta quarta-feira (18).”

A medida adotada pelo Poder Executivo, segundo o jornal ABC Color, entrará em vigor às 00h e durará 15 dias. A chefe de Direção de Migrações, Maria de los Ángeles Arriola, fez esclarecimentos dizendo que todos os compatriotas e residentes do Paraguai poderão entrar, mas não sairão imediatamente.

“Eles entrarão se residirem aqui, mas permanecerão em quarentena de 14 dias, como disse o presidente, só então poderão seguir pra outras cidades dentro do Paraguai. Em suma, quem entrar não poderá sair por 15 dias”, afirmou Arriola.

Tanto o presidente Abdo quanto Arriola esclareceram que essa restrição não afeta o transporte de mercadorias, que podem entrar com seus respectivos guias de transferência e passar nos controles sanitários.

Abdo mencionou em seu discurso que estão sendo tomadas precauções para garantir a saúde dos cidadãos e agradeceu à população por aderir as medidas sanitárias em vigor para impedir a propagação da Covid-19.

“Vamos usar todas as ferramentas para recuperar a economia do nosso país, mas hoje a prioridade é salvar as vidas dos paraguaios”, afirmou.

Quanto a duração da medida, Arriola não descartou que pudesse ser prorrogada. “A medida está em princípio por 15 dias e veremos como irá progredir, já que o Brasil não está adotando as mesmas ações e no Paraná tem aumentado casos de Coronavírus, fazendo com que o nosso risco aumente, pois está se aproximando”.

Arriola disse que nesta quarta-feira (18) estarão em Pedro Juan Caballero, área de fronteira seca, onde tem três postos de controle para regular o trânsito das pessoas.

Fonte: Portal Guaíra com inf. do ABC Color