Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupo Sempre Vida suspende visitas aos pacientes e inicia protocolo de triagem como prevenção

  • 16/03/2020
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Grupo Sempre Vida suspende visitas aos pacientes e inicia protocolo de triagem como prevenção

Desde o último domingo, 15 de março, o Grupo Sempre Vida iniciou protocolo de triagem e suspendeu visitas aos pacientes como forma de prevenção e medidas de controle ao coronavírus.

Confira abaixo o comunicado na íntegra do Grupo Sempre Vida:

COMUNICADO MEDIDAS DE CONTROLE

O Grupo Sempre Vida, no intuito de se antecipar e contribuir para a redução do pico de transmissão do Coronavírus (Covid-19), comunica que a partir deste dia 15 de março passa a realizar protocolo de triagem prévia para todos os pacientes que procurarem seus serviços, em especial naqueles em que há maior agrupamento de pessoas, como o Pronto Socorro do Hospital Rondon, em Marechal Cândido Rondon e o Pronto Atendimento do Centro de Atenção em Saúde, em Toledo. Esta é uma medida preventiva que busca minimizar impactos relacionados a saúde dos pacientes em suspeita de Coronavírus (Covid-19), bem como orientar em relação aos riscos envolvidos, gravidade da doença e as melhores condutas de atenção aos quadros identificados.

Além do protocolo de triagem, as visitas aos pacientes internados no Hospital Rondon serão suspensas como medida para reduzir o fluxo de pessoas no ambiente hospitalar, sendo permitida apenas a troca de acompanhantes nos seguintes horários: 6:30, 12:30 e as 19:00.

As cirurgias eletivas poderão ser canceladas temporariamente para garantir a existência de suprimentos necessários para os casos de urgência e emergência, além de permitir a reserva técnica de leitos hospitalares que possam garantir o atendimento adequado a todos os clientes.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Apesar do Coronavírus (Covid-19) ser uma doença menos grave do que vem parecendo ser, é uma doença altamente transmissível. Similar a um resfriado, geralmente se apresentará de forma leve a moderada, por isso, estima-se que 85% dos casos poderão ser conduzidos em tratamento domiciliar, com muita segurança.

A maior preocupação existente é o risco do Coronavírus (Covid-19) acometer pessoas com mais de 59 anos que tenham comorbidades como cardiopatias, diabetes, doenças respiratórias, hipertensão e câncer, entre outras. Neste público a doença tem maior gravidade, podendo exigir internamento em UTI e até ser causa de óbito.

iagens recentes ao exterior ou a cidades brasileiras com casos suspeitos ou confirmados e febre igual ou maior a 37,8°C, com sintomas de comprometimento respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de catarro, dificuldade de engolir, dor de garganta, coriza, entre outros) são aspectos muito relevantes e indicam a necessidade de procurar atendimento médico.

RECOMENDAÇÕES

No sentido de contribuir para que a epidemia não tome proporções inadministráveis, é importante fazer uso constante de álcool gel 70% esfregando as mãos por mais de 20 segundos, lavar as mãos, várias vezes ao dia, com água e sabonete, observando que esta ação atinja os pulsos, entre os dedos e debaixo das unhas. Ainda, manter os ambientes sempre ventilados e evitar aglomerações. Deve-se evitar, também, cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e aperto de mão. Como toda gripe, o canal de transmissão do Coronavírus (Covid-19) é a via respiratória, por meio de gotículas e secreções, por isso, se precisar espirrar, a boca deve ser coberta com o braço ou com um lenço de papel.

Para preservar a sua segurança e dos demais pacientes, recomenda-se que as unidades de pronto atendimento sejam procuradas apenas em casos de real necessidade, pois é importante lembrar que as pessoas doentes estão justamente nestes locais.

Expor-se ao ambiente hospitalar neste momento, se está assintomático, amplia o risco de contaminação e difusão do vírus.

GRUPO SEMPRE VIDA

Fonte: CO News