Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Saúde de Marechal Rondon confirma primeiro caso suspeito de coronavírus

  • 13/03/2020
  • Foto(s): Shutterstock
Secretaria de Saúde de Marechal Rondon confirma primeiro caso suspeito de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Marechal confirmou no início da noite desta sexta-feira, dia 13, o caso suspeito de coronavírus no município. Trata-se de um homem, de 27 anos, que teve contato com a pessoa que também tem caso suspeito, porém, em Palotina.

O jovem deu entrada na UPA 24 Horas, apresentando tosse, dor na garganta, como também dores nas articulações e no corpo, além de diarréia, cefaléia, corriza, escarro e congestão nasal.

A coleta de sangue para o exame ocorrerá na segunda-feira, dia 16, pela manhã, e será enviado para o Laboratório Central do Estado do Paraná - LACEN, em Curitiba, que confirmá ou não a doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o rapaz já está em isolamento domiciliar e terá que ficar 24 horas por dia com máscara. Familiares e amigos que se aproximarem do paciente, a menos de dois metros de distância, deverão também usar máscara.

Marciane afirma ainda que será feito um levantamento de todas as pessoas com o qual o rondonense teve contato desde que começou a apresentar os sintomas. 

A situação do paciente, de acordo com o boletim médico, é considerada leve.

Vale lembrar também, que toda a equipe de servidores da Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, está capacitada com relação ao coronavírus.

Marciane ressalta que um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Alguns sintomas que atrelados a uma dessas situações anteriores citadas é possível frizar:

Tosse, febre, dor de garganta, dor no corpo e articulações, dificuldade de respirar, dor de cabeça, coriza, escarro, calafrios, congestão nasal, batimentos de asa de nariz, fraqueza, falta de ar e entre outros.

COMO SE PREVENIR?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), conforme boletim, atualizou os dados de coronavírus no Estado do Paraná nesta sexta-feira (13): Cinco casos foram descartados em Curitiba e 18 novos suspeitos foram incluídos Curitiba (3), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (3), Foz do Iguaçu (1), Cascavel (3), Umuarama (1), Cianorte (1), Maringá (2), Londrina (3). O município de Umuarama ainda não havia registrado suspeita da doença na região. A Sesa segue monitorando os seis casos confirmados. Os pacientes permanecem em isolamento domiciliar, sem alteração no quadro clínico.

Ao todo, o panorama da doença no Estado soma 72 casos suspeitos, 34 descartados e seis confirmados. As informações oficiais podem ser acessadas por meio do boletim diário divulgado no site da Sesa. Os dados são compilados todos os dias até às 12h, após este horário, qualquer nova informação será inserida no próximo boletim.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533