Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mesmo com coronavírus o comércio no Paraguai funcionará normalmente, informa o governo

De acordo com o governo, nos municípios paraguaios que fazem fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul, não há casos suspeitos da doença.

  • 12/03/2020
  • Foto(s): ABC Color
  • Região
Mesmo com coronavírus o comércio no Paraguai funcionará normalmente, informa o governo

O Paraguai suspendeu as aulas por 15 dias e qualquer outra atividade no País, que incorra na aglomeração de pessoas. A medida está valendo desde ontem (11), e segue até 25 de março. De acordo com o governo paraguaio, a medida é para evitar a disseminação do coronavírus, o Covid-19 por todo o país.

O decreto determina a suspensão das aulas e de eventos públicos ou privados, como práticas esportivas, reuniões religiosas e políticas, e também atividades em locais fechados, como shows, cinemas, teatros e convenções. Segundo as autoridades paraguaias, mesmo com a medida o comércio no Paraguai continuará funcionando normalmente.

O anúncio do decreto foi feito pelo Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, diante da confirmação de um segundo caso de coronavírus no Paraguai.  Segundo a imprensa do país vizinho, trata-se de um idoso, de 80 anos, que está internado em uma unidade de terapia intensiva. O paciente teve contato com dois médicos que, por sua vez, também estão internados com suspeita da doença. Os pacientes com casos confirmados chegaram ao Paraguai do Equador e da Argentina.

Outras 24 pessoas estão com os sintomas do coronavírus e estão sendo monitoradas. Mazzoleni não descarta a possibilidade de que o vírus, já esteja circulando no País.

Após a repercussão do decreto presidencial, o município de Salto Del Guairá, polo comercial que faz fronteira com Guaíra, entrou em estado de alerta. Os comerciantes locais demonstram preocupação com o momento, haja vista, além do coronavírus, a cidade sofre os reflexos da alta do dólar. O empresário Tito Rojas, confirmou a preocupação dos comerciantes locais, mas segundo ele, por enquanto a situação na fronteira é tranquila. (Áudio 1)

Sobre a Expo Canindeyu, segundo o presidente da comissão organizadora da 22º Expo Regional Canindeyu, Celito Cobalchini, foi realizada uma reunião para definir como ficará a situação do evento. Ainda segundo ele, o decreto presidencial não afeta a data do evento visto que termina dois dias antes.(Áudio 2)

De acordo com o governo, nos municípios paraguaios que fazem fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul, não há casos suspeitos da doença.

Um dos Resort com Cassino de Salto del Guairá informou que adotará a medida do governo.

Fonte: Enio Manoel com inf. ABC Color