Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pesquisadores testam luzes de LED para evitar ataques de onças a rebanhos na região do Parque Nacional do Iguaçu

Técnica foi desenvolvida com leões de um parque no Quênia e adaptada pela UTFPR

  • 11/03/2020
  • Foto(s): Divulgação/Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A
  • Região
Pesquisadores testam luzes de LED para evitar ataques de onças a rebanhos na região do Parque Nacional do Iguaçu

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão testando luzes de LED para tentar evitar ataques de onças-pintadas a rebanhos que vivem em propriedades da região do Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do estado.

A técnica foi desenvolvida com leões em um parque do Quênia, na África. A ideia visa preservar as onças-pintadas e evitar o prejuízo de trabalhadores rurais na região.

O professor Pedro Luiz de Paula Filho, do curso de Ciências da Computação da UTFPR, explica que o sistema simula que uma pessoa esteja passando constantemente pelo local, se movimentando com uma lanterna.

"Essas luzes vão sendo intermitentes. Na verdade é como se fosse um computador muito simples", disse.

As luzes acendem automaticamente com o cair da noite. Pelo menos três propriedades no entorno do Parque Nacional do Iguaçu já estão testando a técnica.

A coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, diz que o trabalho precisa ser feito de maneira integrada, para que os animais sejam protegidos, sem deixar de cuidar das pessoas que dividem as terras com as onças.

"O caminho é de parceria, onde todo mundo seja ator do processo de conservação e fique bem para todo mundo", afirmou.

Descarte incorreto

O projeto Onças do Iguaçu, que estuda e monitora as onças-pintadas na região, diz que o descarte incorreto de carcaças de gado tem atraído a vinda dos animais para as propriedades.

"Sem querer o produtor está atraindo o predador para dentro da propriedade e, consequentemente, o predador pode ver a propriedade como uma fonte de alimento", disse o gestor ambiental Thiago Reginato.

O profissional explica que o correto é enterrar o rebanho que morreu. Jogar uma camada de cal também pode ajudar a evitar que o cheiro atraia onças-pintadas e outros animais.

População de onças-pintadas

A onça-pintada é considerada criticamente ameaçada nas regiões de Mata Atlântica e da Caatinga. Em contrapartida, a população dos animais vem crescendo no Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com o último censo feito por pesquisadores brasileiros e argentinos, em 2018, 105 onças-pintadas viviam na região de fronteira entre o Brasil e a Argentina. O número é 16% maior do que na comparação com 2016.

No lado brasileiro, 28 onças-pintadas foram encontradas. Isso representa praticamente o triplo do que havia em 2009, quando a pesquisa foi iniciada.

Fonte: G1