Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ponte da Amizade: Jornalista é algemado e agredido pela marinha paraguaia

Profissional cobria o controle de ingresso de pessoas para prevenção da entrada do Coronavírus no país. Equipamentos foram confiscados.

  • 09/03/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz/??ltima Hora
  • Região
Ponte da Amizade: Jornalista é algemado e agredido pela marinha paraguaia

O jornalista Gustavo Galeano foi algemado e agredido por agentes da Marinha do Paraguai nesta segunda-feira, 09. Galeano, que pertence ao grupo Nación, estava fotografando o trabalho de controle de ingresso de pessoas para prevenção ao coronavírus, quando foi abordado. Segundo ele, funcionários da aduana tiraram de sua mão a máquina fotográfica.

Ele relatou que após ter o equipamento fotográfico confiscado pelos agentes aduaneiros, militares da Marinha foram chamados. Ele questionou o motivo da proibição de realizar a cobertura jornalística, quando se iniciou uma discussão. Em seguida ele foi algemado e encaminhado até a base da Marinha paraguaia onde foi agredido por duas pessoas.

Ele foi encaminhado para outro lugar, cerca de 500 metros da zona primária da Ponte Internacional da Amizade. Os militares também confiscaram o celular do jornalista. Segundo o comandante Walter Díaz, o aparelho é uma evidência do ocorrido. Mas afirma que posteriormente será devolvido.

Díaz também afirmou que um decreto presidencial proíbe o ingresso de pessoas ao local sem permissão da Marinha. Para entrar é necessário comunicar as autoridades, como medidas de segurança.

Galeano denunciou a agressão ao Ministério Público, pedindo que intervenha ao caso e investigue o ocorrido. A fiscal do MP, Zunilda Ocampos esteve no local para analisar o caso.

Fonte: Rádio Cultura Foz/??ltima Hora