Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produtividade recorde: agricultores conseguem mais de 190 sacas de soja por alqueire na região

Em 2019 a produção era de 50 a 60 sacas por alqueire.

  • 17/02/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser/Lucas Botelho
  • Agricultura
Produtividade recorde: agricultores conseguem mais de 190 sacas de soja por alqueire na região

A produção da safra verão 2019/2020 da soja está apresentando resultados positivos na região Oeste. Esse resultado deverá ser registrado em todo o Paraná devido às condições climáticas.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Max Sander Souto, a safra 2019/2020 foi uma escola para os agricultores, o ano foi seco com chuvas na medida correta.

Segundo a estimativa divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o estado deve produzir 23,3 milhões de toneladas de grãos. Os valores variam de R$ 78,00 a R$ 80,00 por saca o que anima o produtor.

Conforme o engenheiro da EMATER, a produção da soja na região gira em torno de 190 sacas por alqueire, porém há registros de 210 sacas. Em 2019 a produção era de 50 a 60 sacas por alqueire.

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da safra foi o controle de doenças. Nesse período a ferrugem asiática não conseguiu se instalar devido ao clima seco, o resultado é menos aplicação de fungicida, outro ponto positivo foi a baixa quantidade de pragas e lagartas, afirma o engenheiro Max.

Em São Miguel do Iguaçu a produtividade está sendo histórica, atingindo recordes. A colheita da safra já atingiu 45% a 50% no município, com a produtividade média de 170 sacas por alqueire, diz o engenheiro agrônomo da Lar Cooperativa, Leandro Zatta.

O engenheiro da Lar Cooperativa ressalta que o investimento em tecnologias de sementes, adubação e manejo de pragas foram fundamentais para atingir as produtividades.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Helena, Osmar Ben, afirma que a produção da soja no município deve girar em torno de 160 à 170 sacas por alqueire, porém, houve o registro em algumas áreas com mais de 200 sacas.

Quem está feliz com a produção é o agricultor, Alcindo Sartori, de São Miguel do Iguaçu, na sua propriedade de aproximadamente 300 hectares a colheita está ótima, com média de 180 sacas.

Alcindo faz questão de lembrar-se da preocupação lá no começo da safra quando o clima não estava colaborando muito, se diverte o produtor ao dizer que ficava olhando para cima.

A previsão para o encerramento da colheita na região Oeste deverá ser no mês de março, devido o atraso do plantio da soja que em 2019 ocorreu em outubro. No Paraná, a soja é responsável por 91% da área e 82% da produção total de grãos de verão. Dos 6 milhões de hectares previstos para a safra, 5,5 milhões são da soja. Na sequência já começa a produção do milho safrinha.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Gerson Kaiser/Rodrigo Cardoso/Tatyelle Schunemann