Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Exército reforça a segurança nas festas de final de ano na Fronteira

A Operação Choque de Segurança/Ágata tem o objetivo de fortalecer a segurança nas estradas e cidades.

Exército reforça a segurança nas festas de final de ano na Fronteira

O fluxo de trânsito nas estradas federais e estaduais aumenta com as festas de fim de ano e com ele os crimes transfronteiriços de descaminho, de tráfico (armas e entorpecentes) e de contrabando. Em razão dessas ilegalidades, o Exército Brasileiro intensifica a fiscalização na faixa de fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina. A Operação Choque de Segurança/Ágata tem o objetivo de fortalecer a segurança nas estradas e cidades, garantindo assim o bem-estar dos paranaenses e catarinenses nesse período de festas.

Durante o mês de dezembro a 5ª Divisão de Exército coordena a Operação Choque de Segurança/Ágata que é desencadeada em coordenação com os diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federais, Estaduais e Municipais, em ambiente interagências. Os objetivos da operação são: fortalecer a presença do Estado na região, combater a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais e ampliar a sensação de segurança da população.

A 5ª Divisão de Exército ocupa diversos postos de bloqueios nas principais estradas do Paraná e Santa Catarina por ocasião da Choque de Segurança/Ágata. Participam da fiscalização as tropas da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ªBda C Bld) e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14ºRCMec). Ao total mais de 1500 militares estão nas ruas e estradas dos dois estados protegendo da população nesse período.

Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

A Choque de Segurança/Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016 e a 5ªDE realiza suas ações com base no Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980.

Ainda, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, são conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais; revista de pessoas, veículos e embarcações; e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

5ª Divisão de Exército

A 5ªDE é a unidade militar que é responsável pelas ações constitucionais do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina e atua em operações de defesa da pátria; na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem; nas ações subsidiárias gerais; e nas ações na faixa de fronteira terrestre contra delitos transfronteiriços e ambientais.

Fonte: Assessoria