Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Manifestação no Paraguai impede caminhoneiros de atravessarem para o Brasil pelo porto de Santa Helena

Cerca de 250 caminhões foram presos no trecho da balsa no lago Itaipu para atravessar para Santa Helena

  • 03/12/2019
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Manifestação no Paraguai impede caminhoneiros de atravessarem para o Brasil pelo porto de Santa Helena

Uma manifestação geral ocorre em Mbaracayú após o anúncio de que o asfalto da seção que leva a Puerto Indio não pode ser feito pela lei “chave na mão”, porque o Ministério das Finanças diz que não há recursos disponíveis para essa modalidade. Eles alegam que recorrerão a um empréstimo internacional para a execução da obra, estimado em U$ 70 milhões.

Os colonos fecharam a passagem de fronteira em protesto e não permitem que caminhões com grãos cruzem a balsa transportando ou carregando cargas. A medida de força é por tempo indeterminado e, nesta manhã, um grupo de pelo menos 50 pessoas deve se manifestar em frente ao Ministério das Finanças, em Assunção.

O vereador de Mbaracayú, Francisco Gayoso, lembrou que em novembro de 2018 eles mobilizaram uma mobilização porque foram prometidos que estudos técnicos seriam feitos para o trabalho e assim foi. “Na ocasião, resolvemos uma sala intermediária e agora retomamos a medida de força, porque o Ministério das Obras Públicas já tem condições e condições de licitação, é licitar e justificar, mas entendemos que a fonte de financiamento ”, explicou o prefeito.

Os moradores não entendem por que o governo quer mudar o sistema de financiamento da obra, se com a modalidade “chave na mão”, a empresa responsável pela obra percebe o serviço de acordo com a certificação realizada pela seção construída . Eles acreditam que um empréstimo internacional levará seu processo de aprovação por mais de um ano e não estão mais em condições de esperar.

“Não sabemos mais o que pensar. Tudo estava tão bem no caminho, conversamos com os frentistas, as medições técnicas foram feitas, o estudo de viabilidade, as especificações e condições, tudo foi para a licitação e agora eles saem com essa intenção. Definitivamente, não sabemos o que eles querem do governo central ”, disse o prefeito Edir Lermen.

SEM ATIVIDADE

Ontem, cerca de 250 caminhões foram presos no trecho da balsa no lago Itaipu para atravessar para Santa Helena, no Brasil. A medida da força será afiada hoje, tanto na parte norte do departamento como na capital do país.

Pelo menos 200 caminhões com soja, a cada semana, cruzam para o Brasil e nosso país importa insumos agrícolas para a produção de monoculturas. Atualmente, a balsa de bandeira brasileira move até 16 caminhões de eixo duplo, de uma fronteira para outra.

Em dias de chuva, eles ficam retidos e a atividade é paralisada e quando a seção está seca, a imensa poeira da terra vermelha é um risco para a visibilidade dos motoristas.

Na comunidade, astuto foi declarado para que todos acompanhem a mobilização e se concentrem na seção que leva a Puerto Indio.

Fonte: Costa Oeste News