Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná deve colher 35% menos trigo do que o previsto

Resultado pode encarecer produtos comuns às famílias e a indústria

Paraná deve colher 35% menos trigo do que o previsto

A produção de trigo do Paraná deve registrar perdas significativas em mais uma safra consecutiva. Depois das perdas registradas em 2018, a safra atual deve ser 35% menor do que o potencial. Segundo a Secretaria de Agricultura do Paraná, a principal explicação para o resultado negativo é o fator meteorológico, que afetou diretamente o cultivo do grão.

De acordo com o analista de trigo do Deral (Departamento de Economia Rural), Carlos Hugo Godinho, 98% da área de trigo plantada já foi colhida. Portanto, o resultado negativo deve ser confirmado em breve. (Ouça o áudio Carlos Hugo 1 abaixo)

Conforme o analista, a safra de trigo quase um terço menor do que o potencial pode encarecer produtos comuns às famílias e a indústria. O cereal é a base, por exemplo, do pãozinho feito com a farinha branca. O analista Hugo Godinho explica que o aumento virá aos poucos, e ainda depende do fim dos estoques atuais. (Ouça o áudio Carlos Hugo 2 abaixo)

A estimativa apresentada pelo Deral no início do ano previa a colheita de 3,4 milhões de toneladas de trigo no Paraná. No entanto, as intempéries derrubaram substancialmente o potencial produtivo. Com 98% da área plantada colhida, o departamento espera que a safra 2019 termine com a produção de 2,1 milhões de toneladas.

Com mais este resultado negativo, o Paraná deve perder a liderança do ranking após seis anos como o maior produtor de trigo do Brasil. O estado deve ser superado pelo Rio Grande do Sul. Com a produção dentro do esperado para esta safra, o estado gaúcho deve ser o principal fornecedor externo de trigo para o Paraná.

Fonte: Com Band News