Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Divisão de Combate à Corrupção cumpre mandados de prisão em São Miguel do Iguaçu

Durante os trabalhos das equipes armas de fogo e munições foram apreendidas

  • 13/11/2019
  • Foto(s): Assessoria PC
  • Policial
Divisão de Combate à Corrupção cumpre mandados de prisão em São Miguel do Iguaçu

A Polícia Civil do Paraná, deflagrou operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações no município de São Miguel do Iguaçu, região oeste do Estado.

Duas pessoas foram presas em São Miguel do Iguaçu na manhã desta quarta-feira (13), em uma operação da Divisão de Combate à Corrupção da Polícia Civil. Os dois mandados de prisão temporária cumpridos foram expedidos pelo Poder Judiciário de São Miguel do Iguaçu, pelo crime de fraude à licitação.

As equipes da Polícia Civil ainda estão na rua cumprindo outros mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.

Ao todo, 10 suspeitos devem ser presos com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e nove temporárias. Também estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, sendo três em Foz do Iguaçu, dois em Itaipulândia e 31 em São Miguel do Iguaçu.

Durante os trabalhos das equipes armas de fogo e munições foram apreendidas.

Até o momento os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia.

OPERAÇÃO W.O. (ganhar sem precisar jogar)

A Operação foi iniciada no mês maio com objetivo de investigar possíveis irregularidades na contratação de empresa para aquisição de pedras pela Prefeitura do Município de São Miguel do Iguaçu, após notícia de que o Município estaria adquirindo pedras a preços superiores aos praticados nos demais Municípios próximos.

Durante as investigações constatou-se que três empresas desde 2013 contrataram com o Município de São Miguel do Iguaçu para venda de pedras e para locação de caminhões e máquinas para transporte de pedras.

De acordo com o DCCO, cinco pessoas figuraram como sócios das três empresas, e as investigações constataram evidências de fraude no processo licitatório, e uso de "laranjas" na constituição de empresas, que de fato são administradas e de propriedade de uma só pessoa que se oculta por meio do uso de terceiros.

Com o aprofundamento das investigações verificou-se que três deles também já figuraram como sócios de uma das empresas que prestou serviço no CITEL (Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer) por aproximadamente cinco anos com prorrogações contratuais de licitação que ocorreu em 2013, ligando um dos investigados a referida empresa.

Os delitos abrangem a Secretária de Obras do Município, na contratação de serviço de locação de caminhões e máquinas e aquisição de pedras, assim como a Secretária de Assistência Social por meio de fraudes no processo licitatório que envolve o CITEL - Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer.

Cinco empresas foram investigadas, todas já contrataram com a Prefeitura ou possuem contrato vigente e receberam juntas desde 2013 o valor aproximado de R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões).

Há ainda indícios de ocultação de valores, em tese, provenientes de infrações penais, considerando a identificação bens em nome de terceiros ligados ao grupo criminoso, que não apresentam, ao menos, indiciariamente, condições financeiras para aquisição de tais bens.

A operação de hoje ocorreu nos municípios de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira, com o cumprimento de 10 mandados de prisão, e 35 mandados de busca com a participação de 40 policiais civis.

Fonte: Catve