Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná intensifica aproximação com Indonésia para o comércio de carnes

País começará a comprar carne bovina a partir de 2020 (pelo menos 25 mil toneladas) e frango halal (técnica de abate para culturas muçulmanas) a partir de 2021.

Paraná intensifica aproximação com Indonésia para o comércio de carnes

O vice-governador Darci Piana apresentou ao embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, o potencial das cadeias de carnes e do cooperativismo do Paraná. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O objetivo é aumentar as vendas para o país asiático depois da abertura comercial que aconteceu em agosto deste ano. A Indonésia se comprometeu com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a comprar carne bovina brasileira a partir de 2020, num volume de pelo menos 25 mil toneladas, e frango halal, que é uma técnica de abate para culturas muçulmanas, a partir de 2021.

O vice-governador destaca que o encontro reforça a relação comercial que já existe entre o Estado e a Indonésia, que quer ampliar as compras para atender um mercado de 260 milhões de pessoas. (Áudio 1)

O Paraná substituiu as campanhas de vacinação contra a febre aftosa por campanhas de cadastramento e controle sanitário, com intuito de obter, em 2021, o selo de área livre de vacinação da Organização Mundial da Saúde Animal. O Estado também é o maior produtor de frango do País, com um bilhão e 700 milhões de aves abatidas no ano passado, 34% do mercado nacional, inclusive com empresas dedicadas ao abate halal, e o segundo na suinocultura. Darci Piana destacou que essa conversa trará muitos frutos ao Paraná. (Áudio 2)

Atualmente, a balança comercial é positiva para o Paraná. O Estado exporta milho, soja, farinhas, algodão e tratores para a Indonésia, e importa óleos, borracha e cabos de fibras óticas.

Fonte: AEN