Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná avança plantio da soja para 65% da área, mas safra 2019/20 ainda demanda atenção

Chuvas dos últimos dias impulsionaram aumento de 20% na área plantada deixando os índices similares aos da safra passada neste mesmo período

  • 31/10/2019
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
  • Agricultura
Paraná avança plantio da soja para 65% da área, mas safra 2019/20 ainda demanda atenção

Após enfrentar muitas dificuldades no início da safra de soja 2019/20, o Paraná recebeu chuvas nos últimos dias e os trabalhos de plantio avançaram para patamares próximos aos registrados na safra passada. Até o início desta semana, 65% da área havia sido semeada, um avanço de 20 pontos percentuais na semana, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Deral - Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo o economista do Departamento, Marcelo Garrido Moreira, a tendência é de que o plantio siga avançando nesta semana, impulsionados pela manutenção das chuvas. Mesmo assim, a situação da atual safra de soja demanda cautela e atenção por parte do produtor, uma vez que o volume semeado está em linha com a safra passada, mas o ciclo das lavouras segue atrasado. (Ouça o áudio Marcelo Garrido 1 abaixo)

As consequências deste atraso ainda não podem ser mensuradas, mas ainda podem impactar na diminuição de janela ideal de cultivo para o milho segunda safra em 2020, especialmente nas regiões Oeste e Norte do Paraná, que apresentam os maiores atrasos de plantio. (Ouça o áudio Marcelo Garrido 2 abaixo)

Fonte: Com Notícias Agrícolas