Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Morre o médico Avelino Campagnolo, pioneiro de Toledo

Além de médico, ele foi prefeito de Toledo e apresentava programas de rádio.

  • 28/10/2019
  • Foto(s): Jornal do Oeste/Reprodução
  • Região
Morre o médico Avelino Campagnolo, pioneiro de Toledo

Com 93 anos, faleceu, no início da noite desta segunda-feira (28) o pioneiro e um dos primeiros médicos de Toledo: Avelino Campagnolo. O ex-prefeito do município estava internado na UTI devido a complicações no quadro de saúde. Desde cedo havia especulação sobre seu estado de saúde.

Avelino Campagnolo nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 30 de maio de 1926, e formou-se no curso de Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Em Toledo, ele iniciou as atividades profissionais no primeiro hospital da cidade, a Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957.

No início de sua carreira profissional, Campagnolo atendia colonizadores e familiares que deixaram estrutura e serviços de comunidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina para desbravar e desenvolver o Oeste do Paraná.

O médico foi prefeito de Toledo entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990. Além disso, ele foi líder político atuante, com ações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional, em manifestações privadas e públicas, como no Programa “Tribuna sem máscara”, apresentado nas tardes de sábado, na Rádio Guaçu AM, de sua propriedade.

Ainda não há informação sobre o velório e sepultamento.

Fonte: Jornal do Oeste