Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Censo agropecuário indica que mecanização e arrendamento diminuíram a ocupação no campo

O agronegócio paranaense cresceu nas últimas décadas e passou a liderar a produção de algumas culturas, mesmo diante de oscilações na economia.

  • 28/10/2019
  • Foto(s): Nani Gois/Agência Brasil
  • Agricultura
Censo agropecuário indica que mecanização e arrendamento diminuíram a ocupação no campo

Segundo dados do Censo Agropecuário 2017, o Paraná mantém o crescimento intenso e diversificado no agronegócio, com margem para ampliar ainda mais o faturamento e a geração de emprego a partir da industrialização.

O levantamento aponta ainda, que o crescimento da mecanização e o arrendamento de terras provocaram um aumento no número de pessoas desocupadas no campo, sem contudo diminuir o volume de área plantada. De acordo com o IBGE, enquanto são quase um milhão e meio a menos de pessoas vivendo da agricultura no Brasil na comparação com 2006, o número de tratores no campo cresceu 49,9% no período e chegou a um milhão duzentas e vinte mil unidades.

Ainda de acordo com o Censo 2017, no Paraná o número de pessoas ocupadas no campo caiu de um milhão e cem mil desde o levantamento anterior, para oitocentos e quarenta e seis mil passada uma década. Isso representa uma queda de 24,2% no estado, enquanto na média nacional, a queda registrada foi de 8,8%.

O gerente técnico nacional do Censo Agropecuário, Antônio Carlos Florido lembra que, no Paraná a diminuição de pessoas com ocupação no campo se deve a expansão de culturas que exigem maior extensão de terras para o plantio e o consequente arrendamento. (Áudio 1)

Apesar da queda na ocupação de trabalhadores no campo, o governo do Paraná ressalta a possibilidades de geração de renda a partir da industrialização. O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, diz que o agronegócio paranaense cresceu nas últimas décadas e passou a liderar a produção de algumas culturas, mesmo diante de oscilações na economia. O secretário destacou ainda o crescimento na produção do seguimento de proteína animal, no qual segundo ele, o Paraná já exerce liderança. (Áudio 2)

Em todo o País com exceção do Nordeste, houve aumento de área plantada em todas as regiões. No Sul, esse aumento ocorreu mesmo com a queda no número de estabelecimentos. O número de produtores que declararam ter acesso à internet cresceu 1.900%. A área total irrigada cresceu 47,6%. De acordo com o IBGE, 81% dos produtores são do sexo masculino e 18% do sexo feminino, o que representa um aumento na participação das mulheres.

O levantamento feito pelo IBGE, foi presentado na última sexta-feira (25) para todo o País no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os dados completos podem ser acessados no site do IBGE.

Fonte: Band News