Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Adapar alerta para possível presença de morcegos com raiva em Marechal Cândido Rondon

Adapar alerta para possível presença de morcegos com raiva em Marechal Cândido Rondon

Foi constatada, recentemente, a presença de morcegos com raiva próximo à Cachoeira da Onça, no município de Marechal Cândido Rondon, e devido à capacidade deste animal mamífero de viajar até 12 quilômetros em busca de alimento, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Entre Rios do Oeste têm orientado os produtores a realizar a vacina contra a raiva em bovinos, caprinos, ovinos e equinos.

Trata-se de uma vacina de fácil aplicação, devendo ser feita embaixo do couro em bovinos, caprinos e ovinos e dentro do músculo em equinos. A dose é de 2 ml independentemente da espécie. Para os animais que nunca foram vacinados ou estão entrando na área de risco, a vacinação deve ser repetida em 30 dias.

Se algum produtor observou ferimentos pequenos e com sangramento excessivo em algum animal do seu plantel deve ter o cuidado de usar a chamada pasta vampiricida no local, pois o ferimento deve estar sendo causado pelo morcego hematófago. Os sintomas mais comuns da raiva em herbívoros são perda de força nas pernas traseiras e salivação excessiva, sendo que o animal é incapaz de se levantar e parece estar engasgado.

O diagnóstico definitivo é realizado após a morte do animal, pesquisando o vírus no cérebro dele. Para isso é importante acionar a Adapar para realizar a coleta do cérebro e que o animal tenha morte natural pelo vírus (sem eutanásia), pois somente assim é possível detectar nos exames de laboratório.

Fonte: Assessoria