Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa Vigia divulga dados dos primeiros seis meses de operações no Paraná

O projeto começou pelo Paraná, com a Operação Hórus na região de Guaíra.

Programa Vigia divulga dados dos primeiros seis meses de operações no Paraná

Em seis meses, foram apreendidas 3,6 toneladas de drogas, 18,7 milhões maços de cigarro contrabandeado, 145 veículos e 50 embarcações nas fronteiras do Paraná. Os dados são do Programa Vigia, que desde abril tem reforçado ações de segurança nas áreas de fronteira do país.

O projeto começou pelo Paraná, com a Operação Hórus na região de Guaíra.
Segundo o coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, a área foi escolhida para o projeto piloto especialmente pela experiência das equipes que já atuavam na região. (Áudio1)

Além de equipes da Polícia Federal e do Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar, agentes da Polícia Rodoviária Federal e grupos do Exército, da Força Nacional de Segurança Pública e da Receita Federal também fazem parte das ações integradas.
De acordo com Bettini, as atividades são inspiradas em modelos internacionais de cooperação entre forças de segurança. (Áudio 2)

O Programa se estendeu por fronteiras do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com isso, foram apreendidos no total 14 toneladas de drogas, sendo 861 quilos de cocaína, 13 toneladas de maconha e 21 quilos de crack, 20 milhões e meio de maços de cigarros, 201 veículos, entre carros, caminhões e motos, e 62 embarcações usadas para contrabando. 153 pessoas foram presas.

De acordo com as estimativas do Programa, as apreensões evitaram um prejuízo de R$ 96 milhões e setecentos mil reais aos cofres públicos. A ideia agora é expandir a ação para outros estados brasileiros. (Áudio 3)

O Programa é permanente. A proposta é ainda ampliar a integração com mais equipes que possam reforçar a segurança, como a Aeronáutica, por exemplo.

Fonte: Band FM