Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e cooperativas reafirmam compromisso com o desenvolvimento do Oeste paranaense

Representantes da Itaipu e das principais cooperativas e associações de classe reuniram-se nesta quarta-feira (16), na sede da Frimesa, em Medianeira.

  • 17/10/2019
  • Foto(s): Sara Cheida
  • Região
Itaipu e cooperativas reafirmam compromisso com o desenvolvimento do Oeste paranaense

Diretores da Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e das principais cooperativas e associações de classe do Oeste do Paraná estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (16), na sede da Frimesa, em Medianeira. Na pauta, os principais desafios para o desenvolvimento da região e a disposição para celebrar parcerias para o enfrentamento desses desafios.

Foi o primeiro compromisso do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, com as lideranças do agronegócio na região. “É uma satisfação e uma alegria muito grande encontrar esses empreendedores que tanto fazem pela região e pelo País”, afirmou o general, que apresentou um panorama de seus quase oito meses à frente da diretoria brasileira da binacional.

“Estamos fazendo uma gestão austera, reduzindo gastos desnecessários e procurando tornar a empresa mais eficiente e competitiva para o período pós-2023. Ao mesmo tempo, estamos buscando investir em obras estruturantes, que possam deixar um legado para a região”, destacou.

O presidente da Frimesa, Valter Vanzella, fez uma apresentação sobre a empresa, que congrega cinco cooperativas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato) e faturou cerca de R$ 3 bilhões em 2018. A seguir, o diretor executivo da Frimesa, Elias José Zydek, falou como vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, dando um panorama dos principais eixos de atuação da iniciativa: infraestrutura e logística; energia; saneamento; sanidade agropecuária; Sistema Regional de Inovação (SRI), educação empreendedora; e garantia da propriedade rural.

O diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido, também abordou as atividades desenvolvidas pelo PTI, que recentemente passou por uma revisão de seu planejamento estratégico, passando a estruturar suas ações em quatro áreas temáticas: agronegócio, energia, turismo e cidades, e segurança. “O agronegócio, para nós, é muito importante e estamos abertos a novas parcerias. Queremos, por exemplo, trazer startups ligadas a este setor para dentro do PTI”, afirmou.

“A região, que tem grande parte da sua vocação econômica na produção de suínos, frangos e leite, faça chuva ou faça sol, precisa de parcerias para melhorar a infraestrutura e garantir a competitividade”, resumiu Valter Vanzella. “O pequeno produtor, por exemplo, precisa de estradas para chegar nas agroindústrias.”

Também estiveram presentes o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; os presidentes das cooperativas Copagril, Ricardo Silvio Chapla; Lar, Irineo da Costa Rodrigues; C. Vale, Alfredo Lang; Copacol, Valter Pitol; Primato, Ilmo Werle Welter; e Coopavel, Dilvo Grolli, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz (Acifi), Faisal Mahmoud Ismail; entre outros representantes das principais forças econômicas do Oeste.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional