Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Setor agrícola brasileiro é impulsionado por novas tecnologias

O setor agrícola brasileiro tem vivenciado uma verdadeira revolução devido às novas tecnologias, e a tendência é que cada vez mais a automação seja responsável por boa parte do processo.

Setor agrícola brasileiro é impulsionado por novas tecnologias

É muito comum que o meio rural ainda seja bastante associado pelo senso comum a processos manuais, mas, assim como muitos outros setores, a agricultura tem sido atualmente impulsionada pela tecnologia e a eficiência dos processos tem aumentado significativamente.

A cada onda de avanço tecnológico, as inovações no setor agrícola desenvolvem soluções ainda mais importantes para lidar com os desafios existentes nessa área. Um exemplo disso são os sistemas de irrigação automatizados.

Como a tecnologia está revitalizando este setor no Brasil

O uso da tecnologia no setor agrícola já existe há algum tempo, mas nunca foi tão intenso como hoje em dia, pois o uso de drones, por exemplo, tem revolucionado alguns processos, como o monitoramento da colheita e a identificação de pragas.

O Brasil, por possuir dimensões continentais e por ser um país intensamente agrícola, tem muito a ganhar com o uso da tecnologia neste setor, que ainda é desenvolvida primordialmente no exterior.

Além da ampla utilização de drones, outras tecnologias devem ser colocadas no mercado nos próximos anos. Um exemplo a ser mencionado são os veículos autônomos para o campo, que serão capazes de automatizar boa parte dos processos e irão ajudar o setor a lidar com a falta de mão de obra nas áreas agrícolas. Por enquanto, os tratores operados por trabalhadores rurais ainda são muito importantes no campo, e diversos cursos ajudam os produtores a aprimorar suas habilidades com este veículo.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi, fez um vídeo recentemente mostrando a tecnologia do maquinário agrícola utilizado em sua fazenda, onde o trator Steiger 620 HP de tecnologia nacional faz de forma autônoma todo o controle da plantação e com piloto automático.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também anunciou que vai criar, em Londrina, o primeiro polo tecnológico de inovação agropecuária. Ao total, serão 12 polos deste tipo espalhados pelo país.

Um dos países atualmente mais importantes no chamado setor agritech, que envolve startups de tecnologia agrícola, é Israel. Com a aproximação deste país por parte do governo brasileiro, espera-se que a agricultura seja beneficiada com a introdução de novas máquinas e equipamentos no mercado brasileiro.

O setor agrícola brasileiro tem vivenciado uma verdadeira revolução devido à introdução de novas tecnologias nos últimos anos, e a tendência é que cada vez mais a automação seja responsável por boa parte do processo. É fundamental, portanto, estar atento às inovações que não param de surgir, pois elas podem colaborar intensamente com o crescimento dos diferentes setores da indústria brasileira e, consequentemente, da economia do país.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: AF Noticias/Tatyelle Schunenann