Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mais de 60 venezuelanos chegam diariamente em Puerto Iguazú, pela Ponte Tancredo Neves

  • 27/09/2019
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Mais de 60 venezuelanos chegam diariamente em Puerto Iguazú, pela Ponte Tancredo Neves

Diariamente entram na Argentina por Puerto Iguazú entre 60 e 70 venezuelanos, segundo dados da Diretoria Nacional de Migrações. Os refugiados chegam via área por Foz do Iguaçu e atravessam a Ponte Internacional Tancredo Neves, em busca de melhores condições de vida.

Jorge Lacour, delegado da Diretoria de Migratória em Iguazú, informou que a chegada em massa dos venezuelanos na fronteira argentina começou há pouco mais de um ano. “Houve uma primeira grande demanda e agora eles vem de avião por Foz do Iguaçu. Acreditamos que ainda deve chegar uma grande quantidade de pessoas por outros meios de transporte”, disse.

Mesmo com a suspensão da Venezuela do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o país continua como membro associado para casos de pedido de cidadania. Esses estrangeiros entram no país com documento de identidade e logo pedem radicação.

“Muitos vem de carro e não possuem nenhum problema. Porém, se algum chegar com algum tipo de complicação, existem órgãos instalados por aqui, como a Cruz Vermelha, que oferecem toda a ajuda necessária”, ressaltou Lacour.

Ainda segundo Lacour, está sendo formada na cidade uma comunidade de venezuelanos, a exemplo do que já acontece em Posadas, capital da província de Misiones. Mas ele salienta, que a maioria está apenas de passagem.

Alguns, a maioria ajudada pela Cruz Vermelha, ficam poucos dias na fronteira e logo seguem viagem para outra província onde algum familiar está esperando.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

 

Fonte: La Voz de Cataratas