Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Escassez de chuva está retardando plantio da soja

Mas, coincidência de plantio e colheita com o MS pode aquecer negócios com máquinas agrícolas.

  • 26/09/2019
  • Foto(s): Marcos Berta - Agricultor/ João Hermes/Divulgação
  • Agricultura
Escassez de chuva está retardando plantio da soja

A expectativa com o fim do vazio sanitário nos primeiros dias de setembro visando o início do plantio da safra de verão está se frustrando em virtude da falta de chuva.

Não há, ao menos por enquanto, uma certeza de que ocorrerão chuvas suficientes para começar o plantio, que já tarda, nesse final de setembro.

Créditos: SIMEPAR/Divulgação

Mesmo que indicativos estejam apontando chuvas, assim como aparecem, esses indicativos estão mudando rapidamente. De acordo com o Meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, a situação na Região Oeste não é nada boa para os próximos dias e que a normalização deverá ocorrer mais para o final da estação, com chuvas até acima da média. (Áudio 1)

A Lar Cooperativa Agroindustrial tem se manifestado, através de seus técnicos, e em especial seu diretor presidente, Irineo da Costa Rodrigues, fazendo um alerta para que os agricultores que ainda não plantaram, que fiquem atentos às informações sobre o clima. (Áudio 2)

 Créditos: Divulgação

O presidente da Lar Cooperativa diz ainda que, mesmo com essa falta de chuva no momento, e com as informações de que as chuvas devem regularizar em Outubro, ainda assim, está dentro de um período bom para o plantio. (Áudio 3)

Nos EUA, quando o mau tempo afeta o plantio ou a colheita, isso se reflete nos preços aqui no Brasil. Persistindo essa situação de estiagem, o presidente da Lar Cooperativa afirma que, os preços podem subir. (Áudio 4)

E quem também está atento a essa situação é o comércio de máquinas e implementos agrícolas. E essa nova expectativa se explica com a coincidência de plantio e colheita entre a região Oeste do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Isso pode provocar a falta de maquinário, tanto para plantio como para colheita, pois muitos proprietários desses equipamentos, já firmaram contrato para atender produtores do MS e até no RS.

Créditos: João Hermes

De acordo com o Gerente da J Malucelli/Case de Medianeira, Marcos Campos, essa situação pode abrir brechas para também movimentar o mercado e aquecer vendas. (Áudio 5)

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: João Hermes