Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lei Kandir: Parlamentares do agro tentam excluir setor de nova taxação de ICMS sobre exportações de produtos

O texto que acaba com o benefício ao setor do agronegócio seria analisado pelo plenário da casa nesta terça-feira (24).

Lei Kandir: Parlamentares do agro tentam excluir setor de nova taxação de ICMS sobre exportações de produtos

Deputados ligados ao agronegócio já começaram a se articular para que a Lei Kandir, que atualmente isenta as exportações do agronegócio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), seja retirada da pauta do Senado. O texto que acaba com o benefício ao setor do agronegócio seria analisado pelo plenário da casa nesta terça-feira (24).

Segundo a Sociedade Rural Brasileira (SRB), o fim da lei Kandir causaria um impacto negativo de quase R$ 48 bilhões em faturamento para o agronegócio.

De acordo com o ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão, ficou acertado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que a matéria seria retirada da pauta e retornaria só na próxima semana. Nesse tempo, os parlamentares ligados ao setor, tentarão sensibilizar a manutenção da desoneração do imposto para o agronegócio.

O deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) afirma que a Lei Kandir foi responsável pelo desenvolvimento do agronegócio do Brasil nos últimos 20 anos e é uma matéria que deve ser discutida com mais profundidade. Segundo ele, é prematuro colocar uma matéria de tal importância neste momento, pois ela onera muito o setor produtivo, tira competitividade e traz um risco muito grande à agropecuária e à economia do país. (Áudio abaixo)

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR), vice-presidente do colegiado, afirmou que, caso o texto passe pelo Senado, a bancada vai exigir que a relatoria na Câmara seja feita por um parlamentar ligado à Frente Parlamentar da Agricultura. Segundo o deputado, a Câmara poderá andar, sim, com essa proposta que vem do Senado Federal alterando a constituição, no entanto, sem o agro.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Canal Rural