Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estrada do Colono pode ser elevada, passando por cima do Parque, diz Vermelho

Deputado destacou projeto de reabertura do caminho que liga o oeste ao sudoeste em meio ao Parque Nacional do Iguaçu.

  • 21/09/2019
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz / Projeto Colabora
  • Região
Estrada do Colono pode ser elevada, passando por cima do Parque, diz Vermelho

O Deputado Federal Nelci Colgueto Maria, Vermelho, foi o convidado do programa Contraponto – A Voz do Povo, na rádio Cultura, emissora da Rede Costa Oeste de Comunicação nesta sexta-feira, 20. O Deputado falou sobre o trabalho que realizado em Brasília nos primeiros oito meses de mandato. Entre os destaques está o projeto, apresentado por ele, para reabertura da Estrada do Colono.

O caminho liga Medianeira, no oeste do Paraná, a Capanema, no sudoeste, cruzando o Parque Nacional do Iguaçu. A estrada foi fechada oficialmente na década de 80 por determinação do Ministério Público Federal, por apresentar riscos ao meio ambiente. Para o Deputado, o projeto que está tramitando na Câmara Federal prevê a preservação ambiental. Ele ressalta que é possível construir uma estrada suspensa, para não agredir o meio ambiente.

“A China tem uma estrada de mil quilômetros, dentro de um parque, que é elevada, já pensou se nós construirmos uma estrada elevada, dentro do Parque Nacional sem interferir no Parque, quanto turismo nós agregaríamos em nível nacional e internacional, desaguando em Foz do Iguaçu?” Questionou o deputado.

O projeto está tramitando na Câmara e, segundo Vermelho, nos próximos meses será pautado pelo presidente Rodrigo Maia para votação em plenário. Neste momento são dois projetos de reabertura da estrada tramitando, o de Vermelho e um outro do ex-deputado Assis do Couto que tramita no Senado Federal e é defendido pelo Senador Álvaro Dias. “O nosso projeto, irá se encontrar com o que está no senado” explicou o Deputado.

O deputado também comentou sobre o recurso de 2,5 milhões de reais para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e as novas leis de trânsito que estão sendo debatidas em Brasília. Confira a entrevista completa:

 

Fonte: Rádio Cultura Foz