Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Municípios do Oeste ganham cinco prêmios a nível nacional do Programa Cidades Sustentáveis

Premiação reflete o engajamento dos municípios dentro do programa com a implementação e manutenção de Boas Práticas.

  • 19/09/2019
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Municípios do Oeste ganham cinco prêmios a nível nacional do Programa Cidades Sustentáveis

“O Oeste do Paraná mostra engajamento com uma agenda super avançada globalmente”. É o que ressalta o coordenador nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão. A conquista de cinco prêmios por boas práticas implantadas nos municípios da região reforça este reconhecimento. As condecorações foram entregues nesta quarta-feira (18), na 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’. Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’. Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Mais um município do Oeste, Toledo, este na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistou o 3º lugar.

“A premiação é estimulante para melhorar sempre”, destaca o chefe da Divisão de Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu, Darlei Sauer de Souza. Valdeni Alexandre Ciconello Neto, de Ubiratã, observa que, o prêmio foi conferido a uma boa prática que, ao invés do modelo tradicional de atendimento em Saúde, promoveu a organização em território baseado na vulnerabilidade das pessoas que integram os setores para promover maior eficácia.

“Pra nós é motivo de grande orgulho. Nós incentivamos a agricultura familiar, por intermédio da feira com comércio de produtos, e destaque para a participação das mulheres”, ressalta Sara Jane Conte, de Vera Cruz do Oeste.  

Prêmio Nacional

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo Jorge Abrahão. “Estão de parabéns todos os municípios por desenvolverem excelentes trabalhos de sustentabilidade e, nosso reconhecimento especial aos premiados”, ressalta o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden (Mano).

Conforme a organização, a premiação foi conferida de acordo com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade Econômica, foco em gênero e raça; Acesso a Serviços, voltado à saúde, educação e infraestrutura; e Acessibilidade.

Neste ano o prêmio foi promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa conta com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.

Gestão regional

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

Uma comitiva de 36 pessoas da região esteve presente ao evento de entrega da premiação na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, com o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Assessoria