Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de chuva atrasa o plantio da soja no Oeste do Paraná

A recomendação é que os agricultores tenham cautela e só plantem quando a previsão de chuva se concretizar.

Falta de chuva atrasa o plantio da soja no Oeste do Paraná

Segundo a Seab (Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná), o estado deve colher 23,3 milhões de toneladas de grãos em sua primeira safra, número 18% superior ao ano passado. A soja deve puxar o bom rendimento do setor. O Deral (Departamento de Economia Rural), estima que a área de plantio seja de 2,4 milhões de hectares, com aumento de 1% em comparação ao ciclo anterior. Mas a projeção de colheita é de 19,7 milhões de toneladas, número 22% maior que a safra 2018/2019.

No entanto, um dos fatores que mais preocupam e impactam diretamente na produção é o clima. No ano passado a estimativa era semelhante com a desse ano, entretanto problemas climáticos na fase de formação dos grãos, principalmente com falta de chuva no oeste do Paraná, que é o principal polo produtor da cultura no estado, puxaram os números para baixo.

O plantio da primeira safra começou na última quarta-feira (11), tendo duração até o dia 31 de dezembro. De acordo com João Luiz Nogueira técnico agrícola da (Seab) regional de Toledo, o início dessa etapa já tem verificado perspectiva de atraso, justamente por problemas climáticos. (Áudio 1)

Bruno Vanin, engenheiro agrônomo da Coopagril, destaca que nos últimos 90 dias o volume de chuva na região não foi o suficiente para realizar o plantio, e a previsão é de que a estiagem continue até o final de setembro. A recomendação é que os agricultores tenham cautela e só plantem quando a previsão de chuva se concretizar. (Áudio 2)

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: SEAB