Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Número de autuações em propriedades rurais durante o vazio sanitário no Paraná passa de 220

No ano passado foram feitas apenas 30 autuações.

Número de autuações em propriedades rurais durante o vazio sanitário no Paraná passa de 220

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar autuou ao longo do vazio sanitário da soja 224 proprietários rurais por não cumprirem o período de recesso do cultivo da oleaginosa no estado.O vazio sanitário tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença.

No Paraná o período foi de 10 de junho a 10 de setembro. De acordo com Marcilio Martins Araújo, Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, o volume de autuações nesse ano foi bem superior ao de 2018, quando apenas 30 autuações foram realizadas em todo o estado. Segundo Marcilio, nesse ano foi bem maior devido às condições climáticas que desfavoreceram principalmente produtores das regiões sudoeste e oeste do Paraná. (Áudio 1)

De acordo com o gerente da Adapar a maioria das autuações foram aplicadas nas regiões oeste e sudoeste do estado. (Áudio 2)

Marcilio destaca que os produtores que de alguma forma atenderam a notificação e eliminaram a plantação não serão multados. (Áudio 3)

Fonte: CBN