Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça determina que Adapar fiscalize emissão de receitas para agrotóxicos

A Adapar deve fiscalizar os profissionais habilitados na emissão de receituário agronômico.

Justiça determina que Adapar fiscalize emissão de receitas para agrotóxicos

Por ordem judicial, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está obrigada a fiscalizar os profissionais habilitados na emissão de receituário agronômico no estado (para uso de agrotóxicos), sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. A decisão atende pedido em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná-MPPR, por meio do Núcleo de Campo Mourão (no Centro-Ocidental paranaense) do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema).

Com a ação, o MPPR buscava garantir a execução de uma recomendação administrativa expedida em março do ano passado à Adapar e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, dirigida a coibir a aplicação indiscriminada de pesticidas nas lavouras da região. Foi recomendado pelo Ministério Público, aos dirigentes das duas entidades, que orientassem os profissionais associados a só emitirem receitas para uso de agrotóxicos após diagnósticos e visitas às propriedades rurais que solicitassem os produtos.

A Adapar, a despeito de ter disponibilizado informações sobre a questão em sites e manuais, não assumiu a fiscalização pelo cumprimento da recomendação – o que agora foi imposto pela Justiça. Nesta terça-feira, 20 de agosto, o Gaema foi notificado da sentença, proferida pelo Juízo da 23ª Seção Judiciária de Campo Mourão.

Conforme a decisão, a Adapar deve “fiscalizar os profissionais habilitados na emissão de receituário agronômico, diante da necessidade de assistência técnica precedida de diagnóstico e visitas às propriedades rurais, delimitando o número de receituários e propriedades que podem ser atendidas por um mesmo profissional”.

Fonte: MPPR